A cartomante

A cartomante Marcos Mairton


Compartilhe


A cartomante


Cordel ilustrado




Alguns críticos dirão ser uma ousadia fazer a releitura de um conto de Machado de Assis. Mais que ousar mexer numa obra consagrada, Marcos Mairton refez A Cartomante em outro gênero, a literatura de cordel. O autor manteve a atmosfera da concepção original e trouxe para hoje uma história escrita no século XIX. Se fosse um cordelista comum, ficaria temeroso, e talvez não conseguisse ser original, e provavelmente ficasse engessado diante do modelo apresentado por Machado. Por outro lado, quem conhece a literatura de Machado de Assis, certamente terá curiosidade de ler A Cartomante em forma cordel.
Toda obra de arte, seja literatura, música, cinema ou teatro é uma obra aberta, sempre comporta novos olhares, diferentes perspectivas. A emoção do feirante que faz seu pregão de utilidades e bugigangas pode inspirar a melodia do flautista que encanta uma platéia no teatro. Machado em cordel ou Shakespeare em xilogravura tem a mesma função: Tocar olhos e corações e extrapolar os limites da arte.
Incluímos no final da versão em cordel o texto original que o inspirou.

Edições (1)

ver mais
A cartomante

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

56%

44%

Lilian
cadastrou em:
29/06/2012 09:42:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR