A Cidade Como Espetáculo

A Cidade Como Espetáculo Marcia Padilha


Compartilhe


A Cidade Como Espetáculo


Publicidade e Vida Urbana na São Paulo dos Anos 20




A publicidade, espaço privilegiado das representações e idealizações sociais, é o corpus escolhido pela autora neste trabalho. É a partir dos anúncios das revistas A cigarra e Ariel que emerge a São Paulo dos anos 20: a imagem idealizada de uma metrópole moderna, o discurso higienista, a exaltação da ciência e do progresso, o culto à beleza e a valorização da cultura e da arte, em aberta contradição com a realidade de um país periférico, das enchentes e da pobreza. Enfim, o equilíbrio entre um modelo europeu de urbanidade e o cotidiano inventivo e improvisado das inúmeras etnias e grupos sociais que se formavam - imagens díspares do arcaico e do moderno, do universal e do particular, da província e da metrópole.
Destarte, a autora mostra-nos como essas revistas engendram, concordes com o discurso dominante, a ordenação e os usos dos espaços públicos e as novas formas de sociabilidade, ao mesmo tempo em que também resultam da mesma ideologia que expressam em suas páginas.

Edições (1)

ver mais
A Cidade Como Espetáculo

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Fábio Z.C.
cadastrou em:
10/12/2012 11:48:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR