A Crônica de Travnik

A Crônica de Travnik Ivo Andrić


Compartilhe


A Crônica de Travnik





Na pequena cidade bósnia de Travnik, um dos bastiões do império Otomano no começo do século XIX, coabitam muçulmanos, cristãos e judeus. No ar sente-se uma tensão quase palpável não apenas devido aos conflitos religiosos mas sobretudo pela ameaça de guerra.

Napoleão está no poder em França e decide criar um consulado em Travnik. Jean Daville é o novo cônsul francês e personagem central deste romance extraordinário apontado pela crítica como a verdadeira obra-prima de Ivo Andrić. Mal recebido pelos habitantes de Travnik, Daville é considerado um homem fechado e impenetrável, e a sua convivência com o império Otomano é um constante choque de culturas e ideias. Passados alguns anos chega também à cidade um cônsul austríaco.

Andrić narra-nos com mestria o relacionamento entre ambos, as intrigas, as guerras, os amores e ódios. Os dois cônsules lutam nos bastidores pela realização das suas ambições pessoais perante os olhares desconfiados dos habitantes locais habituados às sucessivas ocupações e domínios sofridos ao longo de séculos.

«A crónica de Travnik» é um romance sobre os fanatismos políticos e religiosos e as mesquinhas rivalidades entre os povos. Uma obra profunda que traça a efemeridade dos impérios e ambições humanas.

Edições (3)

ver mais
Crónica de Travnik
A Crônica de Travnik
A Crônica de Travnik

Similares

(2) ver mais
A ponte sobre o Drina
Omer Pasha Latas

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

lumakimura1001
cadastrou em:
15/01/2012 20:22:04
Helena
editou em:
26/11/2022 23:59:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR