A Ditadura Acabada

A Ditadura Acabada Elio Gaspari


Compartilhe


A Ditadura Acabada (Coleção Ditadura #5)





A mais aclamada obra sobre o regime militar no Brasil chega à conclusão com o livro A ditadura acabada. No quinto volume da Coleção Ditadura, o jornalista Elio Gaspari examina com riqueza de detalhes o período de 1978 a 1985, desde o final do governo do presidente Ernesto Geisel e a posse de seu sucessor, o general João Baptista Figueiredo, até a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral. São os anos da abertura política, momento decisivo na história de nosso país e repleto de acontecimentos, como o fim do AI-5, as manifestações políticas pela anistia e pela volta das eleições diretas para a presidência, os atentados promovidos por aqueles que se opunham à redemocratização, como o episódio da bomba no Riocentro em 1981, e uma crise econômica sem precedentes.
Com uma narrativa fluida e pesquisa profunda, Elio Gaspari compõe um painel fascinante de um país em plena ebulição, em que muitos dos protagonistas se mantêm como parte do noticiário atual. No epílogo, denominado “500 vidas”, o autor acompanha o destino de quinhentos personagens que sobreviveram ao fim da ditadura, entre militares e militantes, empresários e sindicalistas, torturados e torturadores. Alguns desses sobreviventes chegaram à presidência da República, como a presa política Dilma Rousseff, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva e o professor Fernando Henrique Cardoso. É uma conclusão impactante para uma obra fundamental sobre a história recente do Brasil.
A ditadura acabada estará disponível em duas versões de e-book, uma delas com áudios e vídeos acrescentados pelo autor, ambas contendo mais de trinta documentos históricos.
A Coleção Ditadura, com seus cinco volumes, poderá ser encontrada também em um luxuoso box em versão impressa e digital.

• Conclusão da Coleção Ditadura, que cobre todos os anos do regime militar em cinco volumes. É considerada a obra mais importante sobre o período e fundamental para a compreensão da história recente do país.
• A ditadura acabada é livro inédito de Elio Gaspari, colunista dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, indiscutivelmente um dos jornalistas mais influentes do Brasil.
• Pesquisa fundamentada por extensa documentação do arquivo do autor.
• Epílogo arrebatador que acompanha a trajetória de quinhentos personagens que sobreviveram à ditadura.
• E-books com mais de trinta documentos históricos. Uma das versões também contém áudios e vídeos.
• O site www.arquivosdaditadura.com.br reúne documentos do arquivo do autor e textos que iluminam episódios da vida nacional entre 1964 e 1985.

Geografia / História do Brasil

Edições (2)

ver mais
A Ditadura Acabada
A Ditadura Acabada

Similares

(36) ver mais
Tenentes
Collor Presidente
Vozes de Tchernóbil
Diários da Presidência

Resenhas para A Ditadura Acabada (8)

ver mais
Esclarecedor.
on 2/3/17


Neste volume, Gaspari fecha sua série Ditadura nos narrando fatos decisivos que levaram da agonia à morte da ditadura no Brasil. Desde a posse de Figueiredo, passando pelo atentado do Riocentro, Diretas Já até a eleição de Tancredo à presidência. É um testemunho do desfecho da época mais triste de nossa história recente. Ótima leitura.... leia mais

Estatísticas

Desejam106
Trocam2
Avaliações 4.1 / 70
5
ranking 37
37%
4
ranking 43
43%
3
ranking 16
16%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

59%

41%

Carolyne.Goethe
cadastrou em:
19/04/2016 15:41:18
Vivi
editou em:
27/07/2016 16:58:05
Vivi
aprovou em:
25/05/2016 17:45:01