“A Educação de Jovens e Adultos (EJA), certamente devido ao perfil majoritário do seu público, trabalhadores de baixa renda, setores em situação de exclusão e vulnerabilidade social, parece estar sempre em xeque , com baixo reconhecimento, acusada de ser uma modalidade educativa com pouca produtividade e concorrente da educação de crianças e adolescentes. [...] Os artigos reunidos neste livro buscam superar essa resistência afirmando a EJA como um direito humano , buscando na pesquisa avaliativa subsídios para a efetivação. Eles derivam de projetos de pesquisa realizado pela Ação Educativa com apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
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Em suas linhas gerais, as conclusões das pesquisas cujos resultados são reportados nos cinco artigos aqui reunidos confirmam a perspectiva político-pedagógica que tem animado os posicionamentos e propostas educacionais da Ação Educativa no campo da EJA. Para fazer valer os direitos educativos de todos num país marcado por desigualdades e violações como o Brasil, é preciso que a EJA seja assumida como uma política universal e permanente de ação afirmativa e reparadora, orientada explicitamente ao combate das desigualdades e à promoção de direitos. [...] O fortalecimento da EJA, com investimentos necessários para a superação de seus desafios teóricos e práticos, requer, por isso, que a sociedade expresse politicamente essa demanda por meio da ação coletiva, de suas organizações e movimentos. Nossa expectativa, como educadores e educadoras, pesquisadores e pesquisadoras , ativistas do campo educacional, é que o conjunto dos artigos fortaleça nossa convicção e nos ofereça novas ferramentas para empreender esse trabalho no plano político e pedagógico.”
Educação / Política