A espada e o novelo

A espada e o novelo Dionisio Jacob


Compartilhe


A espada e o novelo





A morte não detém a transmissão de histórias. É essa verdade que o escritor brasileiro Dionísio Jacob nos descortina no romance A espada e o novelo, lançamento de Edições SM, ao resgatar heróis gregos, como Jasão e Heracles, e a fundação mítica de Atenas. Com o “frescor de fonte antiga”, como o próprio autor intitula sua auto-apresentação, a mitologia grega teve fundamental papel na sua formação e produção literária.
A história se passa em uma ilha perdida no mar Mediterrâneo, onde o velho Laodemo, célebre contador de histórias, às vésperas da morte, reúne ao seu redor uma seleta plateia, disposta a escutar aquelas que talvez sejam suas últimas histórias. Entre os ouvintes está o jovem Cadmo, neto de Laodemo, que herdará do avô o dom da narração, transmitindo à posteridade os tesouros da tradição oral.
O romance é dividido em quatro partes. Na primeira delas, “A educação do herói”, Laodemo relembra as lições que, ainda menino, o herói Jasão recebeu de seu preceptor, o centauro Quíron. Na segunda parte, “Os argonautas”, Laodemo se dedica às façanhas de Jasão já crescido, sobretudo à expedição por ele liderada, à frente da nave Argos, em busca do Velocino de Ouro. Em seguida, temos as aventuras de vários heróis gregos, como Héracles, narradas na terceira parte, “Floração heróica”. Por fim, em “A fundação da cidade”, narra-se a fundação de Atenas e o surgimento de suas primeiras leis, decretadas por Teseu.
O alinhavo dos episódios é garantido por um metaenredo eficazmente construído em torno do esforço de Laodemo para se esquivar da morte, bem como das expectativas que recaem sobre Cadmo, convidado a participar de um festival em Atenas como contador de histórias.
A espada e o novelo oferece assim uma amostra significativa de histórias fundadoras do imaginário ocidental, de modo acessível e envolvente, com grande liberdade formal em relação às fontes tradicionais, favorecendo a aproximação do leitor de hoje ao repertório clássico.

Sobre o autor – Dionisio Jacob nasceu na cidade de São Paulo, em 1951. Autor de livros para jovens e adultos, Dionisio também escreveu roteiros para programas de televisão, como Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó e TV CRUJ. Por Edições SM, publicou, na coleção Barco a Vapor, A flauta mágica, A fenda do tempo, O Príncipe, a Princesa, o Dragão e o Mágico e A criação das criaturas.

Edições (1)

ver mais
A espada e o novelo

Similares


Resenhas para A espada e o novelo (0)

ver mais
Agradável aos bons olhos.
on 27/12/22


"A espada e o novelo" e um livro muito bom para passar o tempo. A maneira que o autor vai destilando as histórias e enrolando com a história principal do contador e muito bom. Mas acho que o fato de não ser algo tão original por se tratar de mitos aos quais eu conheço, não me chame muito a atenção. Não deixa de ser um livro muito bom para os desinformados a respeito da mitologia grega. Detalhes inclusive de mitos pouco famosos para a maioria, mas que vemos referência em diversos lug... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam2
Avaliações 4.3 / 20
5
ranking 60
60%
4
ranking 20
20%
3
ranking 15
15%
2
ranking 0
0%
1
ranking 5
5%

20%

80%

Pluricom
cadastrou em:
30/11/2011 18:09:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR