A Ética e a Estética da Criação Segundo a Tradição Grega

A Ética e a Estética da Criação Segundo a Tradição Grega Viktor D. Salis


Compartilhe


A Ética e a Estética da Criação Segundo a Tradição Grega


na forma de uma trilogia




"Do Caos à Criação: as Eras de Urano e Gaia, Kronos e Rea e Zeus e Hera. Para conhecer as etapas da evolução cósmica
Nossa tradição relata apenas que Deus fez o mundo em seis dias, e descansou no sétimo. Mas não nos conta como fez para se confrontar com o deus Baal (idolatrado pelos hebreus à época de Moisés) e estabelecer sua primazia.
Na Teogonia vamos encontrar essa temática muito mais desenvolvida e polemizada. Não vemos uma força divina única que se impõe, mas vamos encontrar a história de inúmeras forças divinas - Titânicas - que lentamente lutam contra o Caos, ou contra forças anteriores para se impor. As divindades anteriores, substituídas pelas posteriores, não morrem; são imobilizadas no Tártaro (região abissal, próxima do Caos primordial), significando guardar vigilância para que essas forças internas não venham à tona. A afirmação "no princípio era o Caos, e então se fez o mundo" é aqui desenvolvida e explicitada no mais arcaico texto que dispomos, o livro de Hesíodo, A Teogonia - onde são descritas quatro Eras cósmicas e três dinastias divinas que se sucedem."

Edições (1)

ver mais
A Ética e a Estética da Criação Segundo a Tradição Grega

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.8 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 50
50%

45%

55%

Álex
cadastrou em:
11/03/2011 22:04:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR