A existência para além do sujeito

A existência para além do sujeito Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo


Compartilhe


A existência para além do sujeito


A crise da subjetividade moderna e suas repercussões para a possibilidade de uma clínica psicológica...




O final do século 19 representou um momento de crise radical de paradigmas. Com a falência do modelo teórico tradicional e com a supressão de toda e qualquer possibilidade de alcançar de maneira pura os universais, uma série de elementos até então estruturais para o conhecimento e a apreensão da verdade caíram por terra. Noções como a coisa em si, a essência, a alma e o sujeito entre outras perderam a sua obviedade e passaram a se mostrar como passíveis de serem colocadas em questão.

Com isto, a existência e a concretude existencial que lhe é correlata passaram a desempenhar um papel central em todo um conjunto de reflexões determinantes para o modo de ser do pensamento contemporâneo. Tais dilemas e impasses, contudo, não permaneceram restritos ao campo da filosofia e da teoria do conhecimento, mas se estenderam muito mais desde o princípio para o interior das ciências humanas em geral e da psicologia em particular.

Assim, surge a pergunta: O que significa, afinal, levar a termo uma psicologia para além da subjetividade? Responder a essa pergunta é a tarefa primordial do presente trabalho, que procura se valer da tradição hermenêutico-fenomenológica como uma tradição capaz de reconciliar a existência para além do sujeito com a verdade da experiência própria de cada um. Assim, o presente livro segue uma vez mais a esteira de uma psicologia em foco, de uma psicologia que toma o foco fenomenológico como o elemento central de nossas experiências existenciais.

Filosofia / Psicologia

Edições (1)

ver mais
A existência para além do sujeito

Similares

(1) ver mais
A escuta e a fala em psicoterapia

Resenhas para A existência para além do sujeito (0)

ver mais
Muito bom
on 23/9/23


Uma ótima introdução à clínica fenomenológica existencial que aproxima o leitor das ideias principais de Heidegger para uma psicologia, a princípio, tão filosófica que parece não fazer sentido na prática. Todavia, Feijoo mostra através de alguns casos que, não só faz, como tem muito a contribuir para a Psicologia.... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 4.3 / 30
5
ranking 47
47%
4
ranking 43
43%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Giovana Cela
cadastrou em:
03/11/2012 22:28:00
Mariana
editou em:
04/04/2020 19:59:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR