A Filha do General

A Filha do General Nelson DeMille


Compartilhe


A Filha do General





Como seria Twin Peaks passado numa base militar? Esta é a melhor definição possível para o suspense policial The General's Daughter (A Filha do General , publicado nos EUA em 1992), escrito por Nelson DeMille. A versão cinematográfica foi estrelada por John Travolta e Madeleine Stowe.
Assim como na série de tv Twin Peaks, a vítima é uma garota exemplar. No caso, Ann Campbell (Elisabeth Campbell no filme), loira, linda, esperta e uma oficial do exército. Além, é claro, de ser filha de um proeminente general e herói da guerra do Golfo. Mas a máscara cai quando Ann é encontrada morta, nua e amarrada num campo de treinamento da base militar. Os investigadores do exército Paul Brenner e Cynthia Sunhill são encarregados de desvendar um crime que vai se tornando mais delicado í medida que os suspeitos se acumulam - todos eles, diga-se de passagem, hierarquicamente superiores aos dois, a começar pelo próprio general.
E assim como em Twin Peaks... bem, a investigação revela que a tal garota exemplar tinha uma vida paralela nada exemplar, um quartinho secreto menos exemplar ainda, e que a família feliz do general só faltava se estrangular durante o café da manhã.
O suspense é mantido da primeira até a última página do livro, muito depois da identidade do assassino ter sido descoberta. Isto porque numa base militar nada é simples, e entre descobrir o culpado e conseguir sua prisão vai uma longa distância. Ainda mais quando todo mundo í sua volta tem um passado meio sujo e sabe um bocado sobre o passado sujo dos outros.
O autor Nelson DeMille possui um extenso conhecimento sobre os procedimentos e regras do exército americano, sendo veterano da guerra do Vietnam. O que o levou a escrever The General's Daughter, no entanto, foi a guerra do Golfo. "Eu fiquei impressionado pelo papel que as mulheres representaram na guerra, e nas Forças Armadas de maneira geral", afirmou DeMille. Em sua época, as mulheres eram enfermeiras ou secretárias, e não competiam com os homens ou iam para a frente de batalha. Esta interavidade entre os sexos em ambientes militares intrigou o autor, que imaginou todos os problemas que poderiam decorrer dela. Sexo, intrigas, ciúmes, inveja, e por aí afora. Tudo permeado por palavras como honra, decoro, serviço e lealdade.
Não é difícil perceber porque um livro como The General's Daughter foi rapidamente arrematado por um estúdio de Hollywood, antes mesmo de sua publicação. A própria narrativa tem características de roteiro, e não será surpresa ver mais livros de DeMille não adaptados para o cinema.

Edições (3)

ver mais
A Filha do General
A Filha do General
A Filha do General

Similares


Resenhas para A Filha do General (3)

ver mais
on 29/3/11


é um livro policial muito bom. conta a história do assassinato da filha de um importante general, a Capitão Ann Campbell, que era o orgulho do Fort MacCallum, como modelo de beleza, inteligência e profissionalismo. Ela foi encontrada morta na própria base em que estava servindo. Jogo de poder, intrigas, sexo, estupro, vida dupla, tudo armado para esta história que se desenrola nos bastidores do exército americano e que pode manchar para sempre esta importante instituição. PS: este livr... leia mais

Estatísticas

Desejam11
Trocam3
Avaliações 4.1 / 49
5
ranking 37
37%
4
ranking 43
43%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Lana
cadastrou em:
25/02/2010 17:14:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR