A Filha do Restaurador de Ossos

A Filha do Restaurador de Ossos Amy Tan


Compartilhe


A Filha do Restaurador de Ossos





A filha do restaurador de ossos é um romance sobre a tênue relação entre mãe e filha que se tornaram mulheres em culturas distintas. A partir de um velho diário, escrito por LuLing Young na infância e juventude na China dos anos 20, Ruth Young descobre as circunstâncias que moldaram a personalidade tempestuosa da progenitora e as verdades adormecidas sobre suas origens. Para tecer a história das duas, Amy Tan tomou como principal fonte de inspiração sua relação com sua mãe, já falecida.



Ruth Young é ghostwriter de livros de auto-ajuda em San Francisco. Beirando os quarenta anos, começa a sofrer de mudez periódica, indício de sua inabilidade para expressar os verdadeiros sentimentos para o homem com quem vive, Art Kamen, divorciado, pai de duas adolescentes. Na infância, foi constantemente exposta às idéias perturbadoras da mãe, sobre maldições e fantasmas, e às suas freqüentes ameaças de suicídio. Reprimida e pessimista, ela era um fardo para Ruth, cuja mudez sutilmente reflete a história da juventude da mãe na China.



No período em que passa a cuidar da velha senhora, que aos setenta e sete anos sofre do mal de Alzheimer, Ruth acha no diário de LuLing revelações emocionantes de uma mulher que vivenciou acontecimentos como a descoberta do Homem de Pequim, a invasão japonesa, o nascimento da República e o advento do comunismo. Através da leitura, a filha é transportada para a remota aldeia conhecida como Coração Imortal, onde conhece outros tantos segredos ligados à ama-seca de sua mãe, Titia Preciosa, filha de um famoso restaurador de ossos.



Pouco a pouco, cada página revela segredos de um mistério maior: o que aconteceu com o Homem de Pequim? Como era o nome da filha do restaurador de ossos? E quem era Titia Preciosa, cujo suicídio mudou o curso da vida de LuLing? O livro deixa transparecer a verdade sobre um coração de mãe – tudo aquilo que ela não pode contar à filha, mas que espera ardentemente que ela jamais esqueça.



Ambientado em San Francisco e na aldeia chinesa em que o Homem de Pequim está sendo desenterrado, A filha do restaurador de ossos é uma escavação do espírito humano: o passado, suas feridas mais profundas, suas mais acalentadas esperanças. A história revela a dor de sonhos destruídos, o poder dos mitos e a força do amor que nos permite recuperar, pela recordação, aquilo que dolorosamente perdemos.


Edições (1)

ver mais
A Filha do Restaurador de Ossos

Similares

(1) ver mais
The Bonesetters Daughter

Resenhas para A Filha do Restaurador de Ossos (3)

ver mais
Chave de Ouro
on 14/12/09


Que coisa boa! No quesito leitura, posso dizer, que encerrei o Ano de 2.009 com chave de Ouro. O que me motivou a ler A Filha do Restaurador de Ossos foi minha curiosidade acerca do título, mas no decorrer da leitura essa curiosidade, encantada que sou por livros que abordam relacionamento familiares,foi substituída pela emoção e ternura. Amy Tan conta, sem apelar ao melodrama, a dificuldade que Ruth tinha de se relacionar com sua mãe (LuLing) e, vamos combinar... realmente uma pessoin... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 4.3 / 56
5
ranking 50
50%
4
ranking 30
30%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

13%

87%

Daniela742
cadastrou em:
05/02/2009 09:23:52
Adriana.SzT
editou em:
09/12/2020 19:16:33