A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos


Compartilhe


A filha primitiva





Uma história de amor e ódio, violência e redenção. Ambientada em Fortaleza, A filha primitiva traz luz e sombra para uma geração de mulheres: avó, mãe e filha – unidas pela dor e pelo abandono, separadas pela fé, pelo ceticismo e pelos segredos que guardam. Uma avó negra que esconde quem é o pai da filha. Uma mãe branca que escreve para preencher as lacunas de sua vida e rejeita a maternidade. Um filha que recebe a raiva de mãe para filha e já nasce sentindo a dor de ser mulher. Uma ficção imersa numa crueza de linguagem e calcada no real que transforma uma história de ancestralidade em grande literatura.

Depoimentos de escritoras sobre o livro:

Vanessa Passos é uma autora que não tem medo do mergulho no engima das coisas, seu olhar atento tudo capta, os mais mínimos detalhes. E o resultado é este primeiro romance, um livro que retrata a complexa reação mãe e filha, o desamparo, o amor e o ódio que se misturam, as vozes e os silêncios que herdamos. A dor e a beleza. Um livro forte e urgente. Uma autora que chega com a maturidade de quem sabe a que veio.
(Carola Saavedra)

O romance de Vanessa Passos é trepidante. No seu livro, só os homens têm nome, os namorados e o pai, eles não são indigentes como a avó, a mãe e a filha; um recurso incrível que mostra já a violência pela escolha das palavras. A costura tão bem feita entre orfandade e escrita, violência e miséria, a luta social. O romance está redondo, pronto. Adorei a fluidez, a violência nas palavras, a urgência. Um livro para ganhar o mundo!
(Andrea Del Fuego)

No seu romance, a autora trata de um dos temas mais ricos e mais complexos na literatura sem qualquer receio e reserva. A relação com a maternidade, a crueza e o desgastes cotidianos desse convívio são elementos que dão corpo a essa narrativa corajosa. Uma bela história para ser conhecida.
(Nara Vidal)

Ficção

Edições (1)

ver mais
A filha primitiva

Similares


Resenhas para A filha primitiva (78)

ver mais
on 31/8/21


Neste livro impactante, conhecemos a história de uma avó, uma mãe e uma filha. Três gerações marcadas pelo abandono, e com uma árvore genealógica cheias de espaços em branco. A avó se apoia à religião, para evitar relembrar seus sofrimentos do passado. A mãe rejeita a maternidade e sente um vazio, por não saber quem é o pai e não conhecer a própria história. A filha, mesmo pequena, já sabe as dores de ser mulher e sente a raiva que sua mãe tem por ela. Nesta história, somente os home... leia mais

Vídeos A filha primitiva (2)

ver mais
A FILHA PRIMITIVA, lançamento com Vanessa Passos | LiteraTamy

A FILHA PRIMITIVA, lançamento com Vanessa Pas

Projeto Lendo um autor nacional por mês - A FILHA PRIMITIVA - Uma REFLEXÃO sobre a MATERNIDADE

Projeto Lendo um autor nacional por mês - A F


Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 177
5
ranking 75
75%
4
ranking 18
18%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Vanessa Passos
cadastrou em:
22/07/2021 05:46:53
Lethycia Dias
editou em:
30/07/2021 23:32:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR