A flor do mato

A flor do mato Marcelo Pimentel


Compartilhe


A flor do mato





Em algumas áreas rurais do Nordeste - principalmente na Paraíba, em Pernambuco e no Ceará -, muitos creem numa figura feminina que habita as matas e as protege. Ela tem muitos nomes, dependendo da região: Comadre Florzinha (ou Fulozinha), Maria Florzinha, Caboclinha, ou ainda Flor do mato.
Por vezes é descrita como adulta, mas nas histórias em que a chama de Flor do mato tem sempre a aparência de uma menina.
Traiçoeira, pode tanto ajudar como prejudicar as pessoas que, por algum motivo, adentram a mata sem lhe pedir a devida licença.
Há relatos de caçadores e seus cães atacados pelos longos e poderosos cabelos da Flor do mato. Por via das duvidas, às vezes, lhe deixam um pouco de mingau ou mel.
Os mais antigos contam que a Florzinha gosta de atrair crianças para a parte mais profunda da mata. Dizem que algumas delas nunca mais voltam. Só sei que, aos quatorze anos, quando li pela primeira vez uma de suas histórias, escrita por Herberto Sales, quem ficou encantado fui eu.

Infantil

Edições (1)

ver mais
A flor do mato

Similares


Resenhas para A flor do mato (2)

ver mais
on 2/10/20


É um livro quase sem palavras, a maioria das páginas contém apenas ilustrações. Não conhecia a história antes e acabei ficando um pouco confusa com o final pois também não havia lido a sinopse. Li a sinopse e reli o livro, aí tudo fez mais sentido! Fiquei encantada com os desenhos e com a maneira que o autor conta a história da Flor do mato. Muito bom e riquíssimo em detalhes! ... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 4.3 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 29
29%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Rita Camacho
cadastrou em:
02/10/2020 15:26:16
Rita Camacho
editou em:
02/10/2020 15:53:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR