A Graça Da Coisa

A Graça Da Coisa Martha Medeiros


Compartilhe


A Graça Da Coisa


Martha Medeiros




"A gente é a soma das nossas decisões."

É uma frase da qual sempre goste, mas me lembrei dela outro dia num local inusitado: dentro do supermercado. Comprar maionese, band-aid e iogurte, por exemplo, hoje requer o que se chama por aí de expertise. Tem maionese tradicional, light, premium, com leite, com ômega-3, com limão, (...)

Assim como antes era mais fácil fazer compras, também era mais fácil viver. Para ser feliz, bastava estudar (Magistério para as moças), fazer uma faculdade (Medicina, Engenharia ou Direito para os rapazes), casar (com o sexo oposto), ter filhos (no mínimo dois) e manter a família estruturada até o fim dos dias. Era a maionese tradicional.

Hoje existem várias "marcas" de felicidade. Casar, não casar, juntar, separar. Homem e mulher, homem com homem, mulher com mulher. Ter filhos biológicos, adotar, inseminação artificial, barriga de aluguel - ou simplesmente não ter. Fazer intercâmbio, abrir o próprio negócio, tentar um concurso público, entrar para a faculdade. Mas estudar o quê? (...)

A vida padronizada podia ser menos estimulante, mas oferecia mais segurança, era fácil "acertar" e se sentir um adulto. Já a expansão de ofertas tornou tudo mais empolgante, só que incentivou a infantilização: sem saber ao certo o que é melhor para si, surgiu o pânico de crescer.

Trecho da crônica "Medo de errar"

Crônicas

Edições (1)

ver mais
A Graça Da Coisa

Similares

(11) ver mais
Mulheres que não sabem chorar
Poesia Reunida
Trem-bala
Doidas e Santas

Estatísticas

Desejam13
Trocam3
Avaliações 4.3 / 51
5
ranking 55
55%
4
ranking 31
31%
3
ranking 12
12%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

11%

89%

Criis
cadastrou em:
03/01/2016 18:50:46