A guerra na Idade Média

A guerra na Idade Média Ricardo da Costa

Compartilhe


A guerra na Idade Média


Um estudo da mentalidade de cruzada na Península Ibérica




Falar de mentalidade sem confinar o estudo do homem a um istmo precário de tempo (criando um frágil decalque histórico) e, sobretudo, sem torná-lo alienígena em relação à dinâmica das relações sociais que tece o pano de fundo da História. Ou, por outra, entrever a historicidade à contraluz dos acontecimentos sem dela fazer cega apologia - o que seria sestro historicista, e não um historicismo pujante.



Estes são alguns desafios com os quais se depara o historiador das mentalidades neste final de século XX profuso em conceitos para todos os paladares. Ricardo Costa fez sua opção: inspirou-se em Georges Duby, para quem "uma sociedade não se explica unicamente pelo material, mas nela intervêm, de forma determinante, fatores que revelam do mental, da idéia, da representação ideológica".



O autor deste A Guerra na Idade Média nos diz que a mentalidade cruzadística em Portugal floresceu a partir do século XII, ao contrário de outros historiadores que não enxergaram na Ordem do Hospital de São João de Jerusalém a difusora (em terras lusas) da ideologia em torno da qual o guerreiro cruzado peninsular bateu-se pela fé cristã. Isto, por si, já constitui novidade, mas acrescente-se à tese original o rigor teórico-metodológico e, em particular, o fato de trazer ao nosso meio editorial o debate em torno de uma época apaixonante."


Edições (1)

ver mais
A guerra na Idade Média

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

69%

31%

Lili Machado
cadastrou em:
27/07/2009 14:49:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR