A História da Princesa Isabel

A História da Princesa Isabel Regina Echeverria


Compartilhe


A História da Princesa Isabel


Amor, Liberdade e Exílio




Durante dois anos de pesquisas em arquivos raros sobre a Família Imperial, a jornalista e biógrafa, Regina Echeverria teve acesso a uma série de documentos pessoais da Princesa Isabel. O material inclui centenas de cartas escritas por ela, endereçadas aos pais, o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz D. Tereza Cristina, ao marido, o Conde D'Eu, e à sua preceptora, a Condessa de Barral - cobrindo um período que vai de sua adolescência até o exílio.
Combinando essas cartas a outros registros e análises históricas, a autora nos apresenta um vasto panorama do período imperial, enriquecido com detalhes dos bastidores da corte.
O livro também reconstitui com riqueza de detalhes o dia 13 de maio de 1888, domingo em que a Princesa Isabel desceu da residência de verão da família real, na cidade serrana de Petrópolis, para a assinatura da Lei Áurea no Paço Imperial, e as festas comemorativas que se seguiram no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.
Regina Echeverria resgata a história de Isabel desde o seu nascimento, no Palácio de São Cristóvão, em 1850, até sua morte, em 1921, exilada no castelo da família na região da Normandia. Nesse percurso, é destacado ainda o relacionamento com seus professores; o encontro e o casamento com o Conde D´Eu; o nascimento dos filhos; suas ideias, nem sempre coincidentes com as de seu pai e seu marido; as Regências; sua participação no Abolicionismo; seu exílio, ordenado pelos republicanos, e os últimos tempos em Paris.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
A História da Princesa Isabel

Similares

(4) ver mais
Princesa Isabel - Uma Viagem no Tempo
Mao
D. Pedro
Os vultos da nação

Resenhas para A História da Princesa Isabel (2)

ver mais
Obra ímpar
on 16/5/15


A Princesa Isabel carece de biografias. Personagem importantíssima de nossa história, mas relegada a segundo plano. Normalmente, dela temos relatos de sua ingenuidade, de seu fanatismo religioso e de suas ideias românticas. Regina Echeverria, munida de farta documentação e de selecionada bibliografia, conta-nos a história de uma mulher inteligente e líder autêntica que foi preparada pelo pai, D. Pedro II, para encabeçar o terceiro reinado do Brasil. Numa época em que as mulheres eram ... leia mais

Estatísticas

Desejam49
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 13
5
ranking 62
62%
4
ranking 38
38%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Cid Roberto
cadastrou em:
17/11/2014 23:07:49