A história do Teatro no Rio de Janeiro

A história do Teatro no Rio de Janeiro Barbara Heliodora


Compartilhe


A história do Teatro no Rio de Janeiro





Escrito por Bárbara Heliodora, ensaísta, tradutora e crítica de teatro, com prefácio da grande dama do teatro brasileiro Fernanda Montenegro, o livro traça um fiel retrato do teatro no Rio de Janeiro através da história, desde o Padre Anchieta, passando por Nelson Rodrigues, até chegar aos dias de hoje.

"...O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol. Um hiato de dois séculos separa a atividade teatral jesuítica da continuidade e desenvolvimento do teatro no Brasil. Isso porque, durante os séculos XVII e XVIII, o país esteve envolvido com seu processo de colonização (enquanto colónia de Portugal) e em batalhas de defesa do território colonial. Foi a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, que trouxe inegável progresso para o teatro, consolidado pela Independência, em 1822..."

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
A história do Teatro no Rio de Janeiro

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Flavio
cadastrou em:
14/08/2015 00:00:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR