A Imagem no Ensino da Arte analisa a situação política e conceitual do ensino da arte no Brasil na década de oitenta,estabelecendo relações comparativas com as mudanças metodológicas ocorridas neste campo nos Estados Unidos,no mesmo período.É dado destaque a metodologia do ensino que partem da concepção de Arte não apenas como expressão mas também como cultura,isto é,que valorizam tanto o fazer artístico na sala de aula quanto a compreensão da obra de arte através do ensino da história da arte,da crítica de arte e da estética.Exemplos ilustrativos dos métodos empregados por E.B.Feldman,Robert Saunders,Monique Brère,Rosalind Ragans e pelo MAC complementam a apresentação deste volume,com uma ênfase especial sobre Metologia Triangular da Universisdade de Sâo Paulo - USP.Tal abordagem metodológica,que inter - relaciona o fazer artístico à leitura da obra de arte e a história da arte,coloca a imagem no centro da aprendizagem e permite uma utilização renovadora dos processos de educação pela arte no ensino secundário e universitário.Assim esse livro de Ana Mae Barbosa,cujos trabalhos na área são conhecidos internacionalmente,vem preencher uma lacuna na bibiografia brasileira sobre o assunto,constituindo-se desde logo em contribuição de grande interesses e utilidade para todos aqueles que se preocupam com arte e educação.
Artes / Educação / Ensaios