A Itália de Jamie

A Itália de Jamie Jamie Oliver


Compartilhe


A Itália de Jamie


Cozinha na Itália




Jamie Oliver é um apaixonado pela Itália, pela culinária, pelo prazer de comer e de cozinhar dos italianos. Em A Itália de Jamie, lançamento da Editora Globo, o autor traz as receitas que pesquisou e descobriu durante sua viagem pelas regiões do país da gastronomia. Apresenta suas impressões e as experiências que vivenciou enquanto preparava pratos locais e apurava o paladar nas cidades, vilarejos e fazendas por onde passou.



No livro, o chef mostra o resultado de sua pesquisa gastronômica como uma típica refeição italiana: antipasti, primi, secondi e dolci (antepasto, entrada, prato principal e sobremesa). Dedica um capítulo para cada momento da refeição. Traz os ingredientes, o modo de preparo e dicas valiosas que garantem o sucesso do prato. Conta um pouco da história dos lugares ou de personagens relacionados às receitas.



Cada parada da viagem trouxe uma revelação. De um chef na Toscana soube que a primeira pizza feita no mundo foi uma pizza frita. De um açougueiro de Panzano aprendeu a fazer o sushi del chianti preparado com coxão duro fatiado e picado muito fino, temperado com ervas e azeite extra-virgem.



As sopas também foram uma agradável descoberta. Jamie confessa que não era muito fã delas até essa viagem. Diferentemente das de outros países que visitou, as sopas italianas se mostraram com muita “personalidade”. Destaca o minestrone, que considera “um festival de colheita em uma caçarola”. Para acertar no preparo desta tradicional sopa e agradar até o italiano mais exigente, o chef inglês presenteia o leitor com três regras de ouro.



Muitos habitantes dos vilarejos despertaram a atenção do chef pela habilidade para cozinhar. Jamie Oliver aprendeu a fazer massas com uma menina de 7 anos, que as preparava melhor do que muito profissional. Conheceu também um verdureiro em Roma que limpava alcachofras e tirava seu fundo tão bem e rápido, que colocava qualquer chef estrelado do Michelin no chão.



O autor ensina ainda a receita do rotolo de zucca e ricota (rotolo de espinafre, abóbora e ricota), prato que o projetou como chef de sucesso após aparecer em documentário onde mostrava o seu preparo.



No livro, Jamie enfatiza o quanto a culinária é levada a sério no país e quanta paixão desperta nos italianos. O prosciutto di parma (presunto de parma), orgulho nacional, é considerado a Ferrari do universo dos embutidos.



Como em um álbum de viagem, a publicação é ricamente ilustrada com fotos não só das receitas como dos personagens que Jamie encontrou nas suas andanças pelo país. As vilas, montanhas, plantações e lugares pitorescos também estão presentes. Os pratos foram fotografados por David Loftus, fotógrafo dos seus livros anteriores. Os retratos e paisagens foram feitos por Chris Terry.



Sobre o autor:

Jamie Oliver começou a cozinhar no pub do pai quando tinha 8 anos. Trabalhou com grandes nomes da cozinha na Inglaterra como Antonio Carluccio, Rosa Grey e Ruth Rogers do River Café. Estrela da televisão inglesa apresenta vários programas. Seu primeiro sucesso na BBC2 O Chef sem Mistérios (transmitido pelo canal a cabo GNT) virou livro que ficou em primeiro lugar nas listas de Best Sellers do Brasil por mais de cinco meses. Além deste livro, a Editora Globo já lançou também O Retorno do Chef sem Mistérios. Jamie vive em Londres com sua esposa, Juliette (Jools) Norton e suas duas filhas, Poppy Honey e Daisy Boo.

Edições (2)

ver mais
A Itália de Jamie
A Itália de Jamie

Similares

(13) ver mais
Jamie Oliver
Jamie 30 Minutos e Pronto
Economize com Jamie
15 minutos e pronto

Resenhas para A Itália de Jamie (3)

ver mais
on 16/1/09


Ainda não consigo fazer tudo, mas quem sabe um dia?? rsss... leia mais

Estatísticas

Desejam40
Trocam2
Avaliações 4.4 / 78
5
ranking 51
51%
4
ranking 41
41%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Lindenberg
cadastrou em:
03/01/2009 00:50:26