A Loja de Pianos da Rive Gauche

A Loja de Pianos da Rive Gauche T.E. Carhart


Compartilhe


A Loja de Pianos da Rive Gauche





"Um piano é uma harpa dentro de uma caixa", definiu o poeta inglês Leigh Hunt.

Para outros é um paradoxo: um instrumento percussivo sempre intimado a fazer o que não pode: cantar. Na realidade é um mecanismo complexo, pronto a traduzir os movimentos de um Thelonious Monk ou de um Vladimir Horowitz em espetáculo. Mas para T. E. Carhart, um americano radicado em Paris, trata-se de uma paixão. Intensa a ponto de produzir uma literatura ímpar casando memória com história em uma ode de amor á música.

A loja de pianos da Rive Gauche é a história da amizade do autor com o francês Luc, restaurador cuja habilidade e intimidade com o instrumento parecem pertencerá a outros tempos. Ele lidera em um ateliê de reparos e vendas - muitas delas de elas e valiosas antiguidades - para compartilhar de uma obsessão por pianos que o artesão traz de volta à vida.

T.E. Carhart usa a loja de pianos como ponto de partida para variações de uma narrativa que compreende a crônica de um estrangeiro mostrando sua inserção nos círculos e costumes locais, a paixão e a decepção com a música em sua biografia de aprendiz de pianista e um viés fascinante: compactada entre memórias e impressões, o autor traz uma história do piano e seu papel na cultura ocidental.

Além de relatar e refletir sobre o mecanismo do instrumento, Carhart aborda desde a origem do piano, por volta de 1700, até seu auge, no século XIX. Analisa o desenvolvimento da música astreada aos avanços técnicos. Assim nos leva a conjugar a tradição dos fabricantes vienenses às composições de Mozart e Haydn em comparação ao que a obra de Liszt ou Beethoven representou para esta indústria, impulsionada no século XIX pela produção dos rebatos pianos britânicos. "A verdade é que nós revelamos muito mais do que supomos revelar ao entrarmos no mundo encantado de nossas paixões e nosso desejos", alerta o escritor. Para fãs de piano, Carhart fez deste livro uma referência. Para os não iniciados, uma história de prazer e sedução através da memória e da paixão pela arte.

T. E. Carhart tem cidadania americana e irlandesa. Filho de um oficial da aviação dos Estados Unidos, passou a maior parte da vida na França, onde começou seus estudos, inclusive os de piano. Graduado pelas universidades de Yale e Stanford, trabalhou no show business e na Apple computadores. Vive em Paris como escritor free-lancer e consultor de projetos culturais.

Edições (2)

ver mais
A Loja de Pianos da Rive Gauche
A Loja de Pianos da Rive Gauche

Similares

(7) ver mais
Amor em São Petesburgo
Amor em S. Petersburgo (Liebe in St. Petersburg)
Amor em São Petersburgo
Jean-Christophe - Vol. 1

Resenhas para A Loja de Pianos da Rive Gauche (7)

ver mais
on 21/6/10


Antes de começar a lê-lo saiba que é um livro que fala sobre pianos. Pianos e um pouco sobre a vida parisiense. Existe uma abordagem bem ampla do tema: afinação do instrumento, como foi inventado, qual foi o seu papel para o homem através dos séculos, "anatomia", estilo dos compositores mais importantes, descrição dos fabricantes. Tudo isso inserido numa estória sobre um americano que vive em Paris, e que redescobre o prazer pela música quando encontra a loja de pianos durante uma cami... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam1
Avaliações 3.8 / 72
5
ranking 28
28%
4
ranking 39
39%
3
ranking 21
21%
2
ranking 11
11%
1
ranking 1
1%

23%

77%

limão
cadastrou em:
06/08/2013 18:40:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR