A louca e o santo

A louca e o santo Catherine Clément


Compartilhe


A louca e o santo





Uma filósofa francesa e um psicanalista indiano resolvem estudar uma louca internada em Paris, no serviço de Pierre Janet, e um grande místico indiano no gozo da sua liberdade. Uma estranha idéia e um resultado surpreendente.
Madeleine e Ramakrishna são como "gêmeos espirituais" criados em ambientes totalmente diferentes. Visões, jejuns, fomes devoradoras, paradas respiratórias intermináveis, longas imobilidades, resistência à dor, êxtases. Eles apresentam os mesmos sintomas, mas, no séc. 19, a França e a Índia não reservam aos místicos o mesmo destino. Enquanto Madeleine é submetida à tirania da razão, enjaulada e cercada de cuidados até que seu misticismo seja aniquilado, Ramakrishna, vivendo em uma cultura onde a razão importa pouco, encontra o reconhecimento devido a um misticismo resplandecente.

Madeleine apresenta perturbações mentais que se assemelham aos êxtases religiosos descritos por Teresa d'Ávila, considerada santa pela igreja e dignificada pela Psicanálise, e Ramakrishna confessa ter atravessado episódios psicóticos e os distingue de seus estados místicos. Quais as fronteiras entre santidade e loucura? Como tornam-se os místicos igualmente mestres da sua loucura e da sua razão, ao passo que o esquizofrênico permanece escravizado? Quais as fronteiras entre o corpo e o espírito? Quem obedece a quem e como?

Ao responder estas questões, Catherine Clément e Sudhir Kakar apresentam articulações entre psicanálise, cultura, sociedade e religião; mostram as ambigüidades da loucura e da santidade; as parcialidades próprias a uma filosofia ocidental e a uma psicanálise hindu e recuperam Pierre Janet, aluno de Charcot e um dos mestres da psiquiatria francesa e firme adversário da psicanálise.

Um livro que coloca questões que fazem trabalhar o pensamento.


Edições (1)

ver mais
A louca e o santo

Similares


Resenhas para A louca e o santo (1)

ver mais
on 24/7/21


Catherine é uma filósofa, historiadora, escritora francesa e Sudhir um psicanalista indiano que resolvem estudar e comparar uma louca internada em Paris no Salpêtrière sob os cuidados do psiquiatra Pierre Janet e o grande místico indiano Ramakrishna. Ambos viveram no século XIX, porém o fato de estarem em lugares diferentes e inseridos em culturas diferentes acaba por fazer com que um seja um santo e a outra uma louca. Em Paris, Madeleine após ser presas várias vezes pelo que er... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Jacque
cadastrou em:
09/10/2010 20:27:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR