Neste livro são apresentadas as potencialidades das Lousas Digitais Interativas (LDI) instaladas em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju (RPMEA). O autor apresenta análises de uma pesquisa que teve como objetivo pesquisar o processo de utilização dessa Tecnologia Digital de Informação e Comunicação pelos profissionais do magistério nas escolas do Ensino Fundamental integrantes da rede municipal pública do referido município.
O estudo foi baseado no levantamento das características técnico-operacionais da Lousa Digital Interativa, modelos Epson BrightLink® 450/455Wi, como ferramenta de apoio aos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula. A pesquisa foi realizada com a metodologia exploratório-explicativa, de abordagem qualitativa, baseada em fontes documentais e de campo levantadas na sede da Secretaria Municipal de Educação de Aracaju/SE (SEMED) e em sete escolas da RPMEA. Para tanto, foram utilizadas técnicas de coleta sistemática de dados através de observações, análises comparativas, registros textuais e fotográficos das condições de instalação da LDI e das redes de suporte técnico e da infraestrutura correspondentes, bem como de entrevistas semiestruturadas com profissionais lotados na administração, no suporte técnico-pedagógico da SEMED e nas unidades escolares da RPMEA.
Desta maneira, as análises das informações produzidas na pesquisa foram construídas à medida que as fontes revelavam condicionantes para responder aos objetivos da pesquisa. Considerou-se, neste sentido, que as variáveis que dificultam os objetivos de operacionalização da LDI e de introdução da cultura das mídias digitais e da apropriação da cultura digital na RPMEA são resultantes das contradições entre as aspirações políticopedagógicas do planejamento do ensino da SEMED, os requisitos disponibilizados para a infraestrutura e o suporte técnico nas escolas municipais de ensino fundamental (EMEF) e a superficialidade sociotécnica e cultural do programa de formação dos profissionais do magistério.
Para dar conta dos objetivos e análises da pesquisa, o autor se envereda por campos transversais de conhecimentos e caminha entre o estudo da genealogia da sala de aula como ambiente social de significados do processo de educação, passando pela significação e pela interdependência entre os campos cultura e educação, apresentando a transição da cultura de massas para a cultura das mídias digitais até a cultura digital e demonstrando que esses fenômenos implicam na formação de diferentes subjetividades dos aprendizes e desafiam o modelo padronizado da educação escolar prussiana, para identificar e analisar quais são as variáveis que dificultam e que contribuem para o desuso da LDI nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da RPMEA investigadas desde março de 2012 a meados de 2018.
Consequentemente, os resultados produzidos nesta pesquisa de cunho acadêmico lançam luz sobre a problemática do uso das tecnologias digitais para mediar o processo ensino-aprendizagem, confirmando as dificuldades de origem profissional advinda da formação incipiente dos professores quanto àquelas resultantes da insuficiência do modelo pedagógico. Assim, convidamos o leitor e a leitora a conhecerem de perto este fenômeno que se traduz em uma das premissas para que consigamos desenvolver uma educação atual e que seja eficaz na formação do cidadão na contemporaneidade.
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