A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro e um ensaio avulso

A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro e um ensaio avulso Glaura Cardoso Vale


Compartilhe


A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro e um ensaio avulso





O livro investiga a mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memória das pessoas filmadas. A partir de dois eixos temáticos construídos pela autora, denominados Álbuns de família e Retratos da dor, dois dos ensaios reunidos no livro abordam os seguintes filmes: Acácio (2008), de Marília Rocha; Nos olhos de Mariquinha (2008), de Cláudia Mesquita e Junia Torres; Retratos de identificação (2014), de Anita Leandro; Cabra marcado para morrer (1984) e Moscou (2009), de Eduardo Coutinho.

Como um signo especial que guarda, em si, o efeito paradoxal de ser presença da ausência e ausência da presença, noção benjaminiana retomada por vários estudiosos da imagem, ao trazer à luz tais fotografias, os filmes acabam por reinseri-las na linha do tempo. Dessa forma, uma história individual ou coletiva pode ser redescoberta, repensada, submetida ao olhar crítico.

Um terceiro ensaio, destaca as relações entre a leitura e a escrita do movimento no cinema de Aloysio Raulino, e, em particular, uma enigmática (e borgeana) passagem de Inventário da rapina (1986) desse importante fotógrafo e realizador brasileiro.

Cinema / Ensaios / Filosofia / Fotografia

Edições (1)

ver mais
A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro e um ensaio avulso

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

João gregorio
cadastrou em:
09/01/2017 16:59:39
Jenifer
editou em:
20/01/2021 13:03:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR