A Moratória

A Moratória Jorge Andrade


Compartilhe


A Moratória





A estreia de A Moratória, em sete de maio de 1955, em São Paulo, foi um acontecimento artístico extraordinário. Público e crítica, impressionados com o vigor da peça e a beleza da encenação, se uniram nos aplausos ao autor, ao diretor Gianni Ratto e aos artistas Fernanda Montenegro, Milton Morais, Sérgio Britto e Wanda Kosmos, entre outros. Jorge Andrade, então com trinta e três anos, estreava, com um retumbante sucesso, na cena teatral brasileira.

Depois integrada ao ciclo Marta, a árvore e o relógio, como a terceira peça daquele conjunto de dez, A Moratória foi, na verdade, a primeira delas a ser escrita. E mesmo hoje, com toda a extensão e o peso da obra posterior de Jorge Andrade, esta permanece como uma de suas mais belas e contundentes realizações. Construída em torno do impacto da crise de 1929 sobre os cafeicultores paulistas, o meio social de origem do autor, A Moratória lida, de um ponto de vista dramático, com os antagonismos alegria/tristeza, pessimismo/otimismo, esperança/desespero e felicidade/infelicidade. A simultaneidade dos planos que se interpenetram, a inventividade formal e a ironia dramática do autor causarão, nesta grande obra, um grande impacto, tanto no espectador, dentro de um teatro, quanto no leitor, com este livro em mãos. Segundo Gilda de Mello Sousa, em texto publicado em 1950, “A Moratória é a obra-prima do moderno teatro brasileiro.”

Esta edição traz introdução ao teatro de Jorge Andrade por Elizabeth R. Azevedo, e uma análise desta peça por João Roberto Faria.

Artes / Drama / Ficção

Edições (2)

ver mais
A Moratória
A Moratória

Similares

(2) ver mais
Homens e Caranguejos
Suíte 1

Resenhas para A Moratória (16)

ver mais
só as minhas impressões
on 15/8/11


Não me arrisco a escrever resenhas, não sou boa nisso, mas esse livro mexeu muito comigo. Ganhei-o há uns dois anos, e ficava pensando quando na vida chegaria o momento de conhecê-lo de verdade, já que só o conhecia superficialmente de olhá-lo na minha estante. Engraçado que parece que chegou a hora certa de lê-lo. Dizer que chegou a hora certa de lê-lo não é falar de algo sobrenatural, mas os livros que você lê vão lhe preparando para os outros, para que você possa senti-los melhor, ... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam10
Avaliações 3.5 / 387
5
ranking 19
19%
4
ranking 33
33%
3
ranking 34
34%
2
ranking 10
10%
1
ranking 3
3%

26%

74%

André M
cadastrou em:
22/02/2020 16:25:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR