A morte de Freud

A morte de Freud Mark Edmundson


Compartilhe


A morte de Freud


O legado de seus últimos dias




Para a maioria de nós, Sigmund Freud, que nasceu há 153 anos, é conhecido principalmente como um provocativo e controverso estudante da psicologia individual. Ele é o homem que teorizou o inconsciente e o complexo de Édipo.



O que é menos sabido — e talvez mais importante — é que Freud devotou a fase final, e talvez a fase mais frutífera de sua carreira, a refletir sobre cultura e política. Em seus trabalhos tardios, Freud apresentou ideias contundentes sobre a dinâmica interna da vida política em geral e sobre a tirania em particular.



“Em Psicologia de grupo e análise do ego, Totem e tabu, O futuro de uma ilusão e muitas outras obras, Freud refletiria sobre o que faz seres humanos reagirem bem a tiranos — não apenas obedecendo-lhes, mas os admirando e amando. Em certo sentido, ele logo começaria a pensar com profundidade sobre o homem que o jovem Adolf Hitler, como ele residente da cidade de Viena em 1909, se tornaria e também sobre todos os tiranos que seguiriam Hitler ao longo do século XX e no início do século XXI.”



Edmunson explica como Freud descreveu a erotização do relacionamento das massas com um líder absolutista, os traços desse líder, o porquê do apelo de sua mensagem onde tudo é preto ou branco — a moral sem ambiguidades confere ao populacho um senso de propósito, liberta a mente de ansiedades, e dá permissão para punir quem não faça parte do grupo.

Edições (1)

ver mais
A morte de Freud

Similares


Resenhas para A morte de Freud (1)

ver mais
Excelente
on 28/12/09


Um livro pra quem quer conhecer o homem Sigmund Freud e também para quem quer saber mais da sua obra (em particular, os comentários sobre Moisés, Mal Estar e Futuro de uma ilusão..). E, pra quem gosta de História, contextualiza vida (ou melhor, últimos anos de vida)e pensamento de Freud à luz dos acontecimentos daquele período conturbado.... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam1
Avaliações 4.0 / 14
5
ranking 43
43%
4
ranking 29
29%
3
ranking 21
21%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Glauber
cadastrou em:
14/12/2009 09:59:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR