A Nova Utopia

A Nova Utopia Jerome K. Jerome


Compartilhe


A Nova Utopia





Jerome Klapka Jerome (1859 – 1927) foi um escritor e humorista inglês, mais conhecido por seu livro Three Men in a Boat (1889).
A estória curta The New Utopia (1891) pode ser considerada o berço do gênero da literatura que utiliza as distopias como cenário, onde as obras mais conhecidas são 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.
O primeiro romance distópico – Nós – foi escrito entre 1920 e 1921 pelo escritor russo Yevgeny Zamyatin, e pode-se ver claramente que a inspiração para Nós veio do trabalho de Jerome K. Jerome, assim como 1984 de George Orwell foi fortemente inspirado no trabalho de Zamyatin.
A estória começa com um grupo aristocrata “progressista” reunido no Clube Nacional Socialista, onde após um jantar requintado com faisão recheado com trufas, regado com um vinho caríssimo, e excelentes charutos, o grupo de amigos “progressistas” faz uma instrutiva discussão sobre igualdade do homem e a nacionalização do capital.
O autor faz uma bem humorada crítica aos “avançados” socialistas, que enquanto pregam a igualdade e divisão da riqueza se refastelam com as melhores comidas e bebidas.
O narrador, apesar de não estar muito familiarizado com a retórica socialista, abraça integralmente o que é discutido e também considera que o mundo deveria ser reconstruído segundo essa ótica da igualdade e estatização dos meios de produção.
Depois da noitada ele cai esgotado na cama, e leva um susto ao acordar mil anos no futuro, dentro de uma redoma de vidro em um museu.
Ele descobre que o deixaram exposto todo esse tempo, apenas para verem até quando ele ficaria dormindo.
Um velho cavalheiro gentilmente o acompanha pela cidade, mostrando como o mundo tornou-se uma maravilhosa utopia socialista.

Ficção / Ficção científica

Edições (1)

ver mais
A Nova Utopia

Similares

(11) ver mais
O Dia de Um Jornalista Americano em 2889
Três Homens num Barco: (já para não falar do cão)
Daqui a cem anos
O Melhor da Ficção Científica do Século XIX

Resenhas para A Nova Utopia (7)

ver mais
A gente ri, mas é sério!
on 17/8/17


Na época do Ensino Médio, meus amigos e eu costumávamos ficar horas (ou apenas os minutos do intervalo escolar) pensando na possibilidade de haver um mundo em que todas as pessoas fossem sempre felizes, que não existisse desigualdade social, que todas as pessoas fossem consideradas inteligentes a sua maneira e que coisas banais como beleza e força física não fossem superestimadas. Além disso, demorei a entender o porquê das pessoas glorificarem tanto alguns sobrenomes, menosprezando ou... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 56
5
ranking 46
46%
4
ranking 38
38%
3
ranking 13
13%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Nessa
cadastrou em:
21/06/2015 20:45:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR