A Nuvem do Desconhecimento

A Nuvem do Desconhecimento Anonimo


Compartilhe


A Nuvem do Desconhecimento





A história complexa e milenar das religiões foi dividida por teólogos e filósofos em duas grandes modalidades que são, no fundo, apenas formas de abordagem do transcendente e do oculto: a discursiva e histórica, chamada também horizontal, e a existencial, da contemplação da realidade interior, conhecida como vertical.



À primeira pertencem aqueles milhões de fiéis que inspiram sua fé numa verdade revelada, na pregação, no exemplo, nos livros sagrados e em acontecimentos históricos.



A segunda, claramente minoritária, é a dos que reconhecem seu desconhecimento da transcendência, e que do fundo da própria treva dirigem o anseio do seu coração à causa oculta e o efeito inevitável de tudo no universo.



No Ocidente, Platão, Plotino, Mestre Eckhart, o autor desconhecido de A Nuvem do Desconhecimento e São João da Cruz foram os grandes representantes da tradição vertical, mais tarde conhecida entre os teólogos como apofática, ou negativa.



Esse pensamento vertical que foi primeiro registrado nas palavras atribuídas por Deus a Moisés — Eu sou aquele que é — inspirou no século XIV o autor anônimo de “A Nuvem”, livro de devoção recebido com reservas em seu tempo mas depois acolhido pela Cristianismo.



Mais bem difundidas no Ocidente a partir da metade do século XX, as religiões orientais endossam o caminho apofático ou vertical quando concedem prioridade ao conhecimento do próprio devoto, antes que à busca da verdade revelada que ele pensa encontrar.



Assim, “A Nuvem do Desconhecimento” é peça fundamental na procura da verdade individual e no encontro do sentido profundo das religiões. Antes de iniciar essa demanda é preciso primeiro que o peregrino se encontre, para que não se repita no plano religioso a fábula do cão que corre atrás da própria cauda. Desse livro raro se disse que abre um caminho de luz na obscuridade em que o homem vive.

Edições (1)

ver mais
A Nuvem do Desconhecimento

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

NayB
cadastrou em:
16/08/2009 17:40:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR