A Nuvem do Não-Saber

A Nuvem do Não-Saber Anônimo do Século XIV


Compartilhe


A Nuvem do Não-Saber





A Nuvem do Não-Saber - A nuvem do não-saber é uma das obras primas da literatura e da espiritualidade do ocidente. Foi escrita em fins do século XIV por um inglês anônimo, provavelmente um monge.

A grande lição descoberta pelo autor é que o acesso a Deus não se faz pelo pensamento, pelas reflexões, pelos discursos, e sim, pelo silêncio. Não se trata de um silêncio negativo, mas de silêncio atento, receptivo, contemplativo. Deus está além de nossas palavras e de todas as nossas tentativas intelectuais. Estamos nele e ele está no meio de nós, assim como a nuvem no deserto. Nunca o veremos claramente, mas sempre através da nuvem. Como os israelitas no deserto, sabemos que ele está aí, mas não vemos como vemos ao nosso vizinho.

Como conhecer aquele que está na Nuvem? Eis o assunto desta obra antiga mas sempre atual.

Religião e Espiritualidade

Edições (3)

ver mais
A Nuvem do Não-Saber
A Nuvem do Não-Saber
A Nuvem do Não-Saber

Similares

(13) ver mais
Imitação de Cristo
Na liberdade da solidão
Tratado da Oração e da Meditação

Resenhas para A Nuvem do Não-Saber (3)

ver mais
Opinião de Aldous Huxley
on 2/2/12


"[A nuvem do Não-saber] é a mais bela flor da literatura mística medieval. Escrito por um inglês anônimo do século XIV, a Nuvem da Ignorância é, a um tempo, profundamente original e amplamente representativa do seu gênero. Era seu autor um homem que combinava altos dotes espirituais e um notável talento filosófico e literário com um profundo conhecimento e amor da tradição. No âmbito restrito deste livrinho figura, em sua essência, todo o desenvolvimento medieval do misticismo dionísic... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam1
Avaliações 4.1 / 23
5
ranking 48
48%
4
ranking 17
17%
3
ranking 35
35%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Dan
cadastrou em:
14/11/2021 11:01:43
Dan
editou em:
14/11/2021 11:02:43