A política no limite do pensar

A política no limite do pensar José Arthur Giannotti


Compartilhe


A política no limite do pensar (Breve Companhia)





O vir a ser contraditório da política é o tema central deste instigante ensaio de intervenção de José Artur Giannotti. Rigorosamente ancorado na história da filosofia mas voltado para o calor dos acontecimentos do presente, o professor e pesquisador paulista coloca em xeque as categorias lógicas que vêm amparando a prática e a reflexão política por meio de uma criteriosa análise conceitual. Partindo de Aristóteles, que encabeça uma seleta galeria de pensadores, Giannotti promove uma necessária reavaliação das figuras discursivas que fundamentam as noções de verdade, ética e justiça propagadas a partir do Iluminismo e da Revolução Francesa.

Para Aristóteles, a comunidade na polis grega se define como a união de cidadãos para a obtenção da felicidade e do bem coletivo. Essa definição básica, considerada um dos momentos fundadores da democracia, no entanto exclui da coletividade de cidadãos com poder político a grande massa de escravos que sustentava a civilização helênica. Como destaca Giannotti, a democracia à qual Aristóteles se refere na Política basicamente marginalizava estimados 50% da população ateniense. Assim, a contradição discursiva inerente à regulação ética dos confrontos sociais passa desde os primórdios da filosofia pelos jogos de linguagem e lugares de enunciação que configuram a convivência, violenta ou pacífica, entre classes sociais antagonistas num determinado corpo político.

O livro examina o tratamento dado a essa questão por pensadores tão distintos como Jean-Jacques Rousseau e Carl Schmitt, Michel Foucault e Thomas Hobbes. Numa crítica veemente à "violência excludente" do terror revolucionário que as formulações de Rousseau e Marx deixam em aberto, assim como ao vale-tudo do liberalismo, Giannotti realiza um elogio das formas de ação e modos institucionais da democracia representativa.

Ensaios / Política

Edições (1)

ver mais
A política no limite do pensar

Similares

(1) ver mais
Nós Que Amávamos Tanto O Capital

Resenhas para A política no limite do pensar (0)

ver mais
on 1/8/21


95°Livro: A política no limite do pensar, José Arthur Giannotti Em menos de uma semana o Brasil perdeu dois nomes importantes da filosofia política: José Arthur Giannotti e Roberto Romano. Pequeno ensaio escrito em 2014, autor esse professor da USP, resgata nos filósofos antigos a base para uma discussão do panorama das democracias contemporâneas. A linguagem não é das mais fáceis principalmente para quem não tem familiaridade com certos pensadores, como Ludwig Wittegenstein, autor ... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 7
5
ranking 43
43%
4
ranking 0
0%
3
ranking 43
43%
2
ranking 14
14%
1
ranking 0
0%

62%

38%

Paulo
cadastrou em:
23/04/2015 16:41:12
Marcelo Catanho
editou em:
27/05/2019 23:15:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR