A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO Raimundo Sérgio de Farias Júnior


Compartilhe


A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO


E O ADOECIMENTO DOCENTE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS/MERCANTIS




A obra é resultado de uma pesquisa de natureza teórica e empírica, referente à tese doutoral "A precarização do trabalho e a adoecimento docente em instituições de ensino superior privada", iniciada em meados de 2010 e defendida em 2014 na Universidade Federal do Pará.
O livro procura apontar elementos teóricos e contextuais que evidenciam e caracterizam os reflexos da expansão mercantilista sobre o trabalho docente, em especial, os agravos à saúde dos mesmos em razão da natureza intrínseca que marca a expansão: um racionalidade mercantil voltada para a acumulação de capital.
Analisa-se também na obra em questão a relação existente entre "Trabalho docente e o processo de adoecimento", buscando ressaltar a íntima afinidade existente com a expansão mercantilizada do ensino superior verificada no Brasil nos últimos anos. Procura-se refletir ainda as mutações ocorridas no mundo do trabalho - no contexto da mundialização do capital e da reestruturação produtiva em voga, bem como, no bojo desse processo, a expansão mercantil da educação superior - estão intricados como o adoecimento docente dos docentes que executam suas atividades laborais na rede privada de ensino superior.

"[...] A grande maioria das pessoas só trabalha sob a pressão da necessidade, e essa natural aversão humana ao trabalho suscita problemas sociais extremamente difíceis" (FREUD, 1978).


Educação / Pedagogia

Edições (1)

ver mais
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Hamilton
cadastrou em:
12/07/2015 21:34:43