A qualidade está sempre relacionada a algo que atenda às nossas necessidades ou à satisfação pessoal do nosso dia a dia. Ela está intimamente relacionada à percepção do ser humano em relação a determinados produtos, serviços ou pessoas, porém, para cada situação existe um conceito ou um significado específico. Com isso, queremos dizer que tudo depende do objeto que
está sendo analisado e avaliado.
No caso dos produtos, a qualidade está geralmente relacionada com a sua utilidade, durabilidade, facilidade na utilização, manuseio, conforto, desenvolvimento pessoal ou melhoria na qualidade de vida. No caso dos serviços, há uma relação entre o atendimento e o resultado final, que, por sua vez, vai resultar na satisfação ou insatisfação do cliente, que, no segundo caso,
pode demonstrar a falta de qualidade no serviço prestado.
Em relação às pessoas, elas também são avaliadas entre si, principalmente em relação ao seu comportamento ético e moral. Essa concepção dependerá do ponto de vista do avaliador, que pode ser uma análise de maneira positiva ou negativa.
Quanto à qualidade voltada às instituições de ensino, existe uma grande massa de indivíduos que depende exclusivamente do seu processo de desenvolvimento qualitativo relacionado ao corpo docente, à direção e, principalmente, à qualificação do corpo discente, o que conceituará o seu resultado final.
Educação