A queda do céu

A queda do céu Davi Kopenawa...


Compartilhe


A queda do céu


Palavras de um xamã yanomami




Relato de xamã yanomami revela a riqueza e as lutas dos povos da floresta em livro de gênero único.

Um grande xamã e porta-voz dos Yanomami oferece neste livro um relato excepcional, ao mesmo tempo testemunho autobiográfico, manifesto xamânico e libelo contra a destruição da floresta Amazônica.

Publicada originalmente em francês em 2010, na prestigiosa coleção Terre Humaine, esta história traz as meditações do xamã a respeito do contato predador com o homem branco, ameaça constante para seu povo desde os anos 1960. A queda do céu foi escrito a partir de suas palavras contadas a um etnólogo com quem nutre uma longa amizade - foram mais de trinta anos de convivência entre os signatários e quarenta anos de contato entre Bruce Albert, o etnólogo-escritor, e o povo de Davi Kopenawa, o xamã-narrador.

A vocação de xamã desde a primeira infância, fruto de um saber cosmológico adquirido graças ao uso de potentes alucinógenos, é o primeiro dos três pilares que estruturam este livro. O segundo é o relato do avanço dos brancos pela floresta e seu cortejo de epidemias, violência e destruição. Por fim, os autores trazem a odisseia do líder indígena para denunciar a destruição de seu povo.

Recheada de visões xamânicas e meditações etnográficas sobre os brancos, esta obra não é apenas uma porta de entrada para um universo complexo e revelador. É uma ferramenta crítica poderosa para questionar a noção de progresso e desenvolvimento defendida por aqueles que os Yanomami - com intuição profética e precisão sociológica - chamam de "povo da mercadoria".

Biografia, Autobiografia, Memórias / História do Brasil / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
A queda do céu

Similares

(20) ver mais
No Tempo das Catástrofes
A Outra Face da Lua
Estar Vivo
O efeito etnográfico e outros ensaios

Resenhas para A queda do céu (17)

ver mais
"Dormem muito, mas só sonham com eles mesmos"
on 6/5/22


"Para nós, a política é outra coisa. São as palavras de Omama [demiurgo Omama, primeiro xamã] e dos xapiri [termo yanomami para designar tanto os xamãs, os homens-espírito –xapiri thëpë–, quanto os espíritos auxiliares –xapiri pë] que ele nos deixou. São as palavras que escutamos no tempo dos sonhos e que preferimos, pois são nossas mesmo. Os brancos não sonham tão longe quanto nós. Dormem muito, mas só sonham consigo mesmos". Os novos-velhos casos de genocídio em território Yanoma... leia mais

Vídeos A queda do céu (4)

ver mais
ENEM | CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA

ENEM | CULTURA INDÍGENA BRASILEIRA

A Queda do Céu ? - Resenha do livro

A Queda do Céu ? - Resenha do livro

A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert

A queda do céu: palavras de um xamã yanomami,

LIVRO: A queda do céu - palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert

LIVRO: A queda do céu - palavras de um xamã y


Estatísticas

Desejam331
Trocam1
Avaliações 4.8 / 143
5
ranking 88
88%
4
ranking 10
10%
3
ranking 1
1%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

30%

70%

Yasmin
cadastrou em:
17/07/2015 17:14:14
Jenifer
editou em:
06/06/2021 18:59:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR