a questao indigena - uma luta desigual

a questao indigena - uma luta desigual Ronaldo Lidório


Compartilhe


a questao indigena - uma luta desigual


Missões, mannipulação e sacerdócio acadêmico




Entender e responder à questão indígena é um desafio social, acadêmico e espiritual. Especialmente quando tratamos de aspectos culturais conflitantes como identidade e cidadania, a prática do infanticídio, alcoolismo, bem como a atuação missionária. A Questão Indígena -- Uma Luta Desigual foi escrito por autores engajados integralmente nessas diferentes áreas.

Iniciativas públicas e privadas são conduzidas pelas mais diversas motivações -- humanitárias, políticas, financeiras, entre outras -- e geram nas etnias indígenas expectativas cada vez mais associadas ao universo não indígena. Esta obra observa de perto a sociedade indígena brasileira, plural e dispersa, e também pondera sobre a atuação missionária em tal contexto.


***

O indígena colombiano Graciliano Lino, falando sobre a missionária Sophie Muller, afirma: “Assim ela morou muito tempo conosco, até eu ver o seu cabelo ficando branco”.

Em Trevas no Eldorado, John Walden afirma: Se continuarmos a apenas estudar os Ianomâmi, eles vão morrer [...]. Quais as opções? [...] Você pode arrancar os cabelos, pode ranger os dentes, mas, no final, os únicos que vão persistir na selva para cuidar dos índios são os missionários.

A Questão Indígena -- Uma Luta Desigual foi escrito por autores cujo envolvimento com a questão indígena abarca, de maneira integrada, as áreas acadêmica, sociopolítica, emocional e espiritual. Aponta as ações acadêmicas contra as iniciativas missionárias, bem como reflete sobre a identidade e cidadania do indígena, os aspectos culturais conflitantes -- como o infanticídio --, o valor da presença missionária entre as populações indígenas, além de uma estatística atualizada dos grupos com presença e ausência missionária.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
a questao indigena - uma luta desigual

Similares


Resenhas para a questao indigena - uma luta desigual (1)

ver mais
on 13/10/22


Gostei do livro, acho que o começo e o final poderiam ter mais abordagens fora a da religião, mas no geral ele traz ideias interessantes. Fiz várias anotações, gostei dos relatos que tem no meio, dos pontos abordados, referências de livros e das citações de especialistas (filósofos, sociólogos, etc), embora ache que em alguns trechos poderia ter mais coisa "autoral" do que falando "tal pessoa disse isso", pois, as vezes, pareceu mais uma exposição de citações do que a abordagem crítica... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 4.2 / 6
5
ranking 33
33%
4
ranking 50
50%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Ultimato
cadastrou em:
04/08/2009 15:18:15
Wellington
editou em:
24/10/2016 20:44:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR