A Questão Palestina

A Questão Palestina Emilio Gennari


Compartilhe


A Questão Palestina


da Diáspora ao Mapa do Caminho




Com certeza, você já deve ter percebido que os enfrentamentos entre palestinos e israelenses marcam presença constante nos meios de comunicação. Fotos, entrevistas e reportagens trazem detalhes que parecem pintar um retrato fiel dos conflitos que, há mais de um século, marcam as relações entre os dois povos.



O problema é que, na maioria das vezes, as notícias acabam ocultando o que, supostamente, se propõem a revelar. Sei que parece um paradoxo, mas basta resgatar alguns momentos do passado, para perceber que elas se comportam como as imagens de um espelho. Os traços precisos garantem se tratar de um retrato perfeito quando, na verdade, podem não passar de um reflexo que inverte a realidade diante dos nossos olhos.



Apressados, não percebemos que corremos o risco de comprar gato por lebre justamente quando nos damos por satisfeitos em conhecer os últimos acontecimentos. A sensação de estar por dentro nos impede de ver que, para entender os fatos, é necessário fazer um esforço que vai além das nossas atenções com o desenrolar do presente. Neste sentido, reconstruir os passos pelos quais o quotidiano da história foi ganhando as dimensões atuais, averiguar como os atores sociais responderam às contradições do seu tempo e trazer à tona o contexto em que suas opções foram viabilizadas são etapas essenciais para superar o cômodo nível das aparências.



Consciente deste desafio, o estudo que aqui inicia se propõe a resgatar os dados que permitem mergulhar no conflito palestino-israelense, desvendar o jogo de interesses e entender as relações que se ocultam nos reflexos que estão ao nosso alcance.



Para dar conta desta tarefa, lançamos mão de um recurso literário insólito num trabalho deste tipo. Desde as primeiras linhas, os momentos que marcam a história da Questão Palestina são resgatados através de um diálogo franco e aberto com uma coruja.



Sim, você entendeu bem. Trata-se de uma conversa entre um ser humano e uma representante do mundo das aves que, por contar com uma visão capaz de enxergar nas noites mais escuras, traz à luz o que as sombras das aparências impediam de ver.



Apesar do estilo descontraído, todos os dados foram pesquisados e comparados durante dois anos de intensos estudos cuja abrangência supera abundantemente as citações bibliográficas colocadas no fim do texto.



Como não queremos prolongar a espera, vamos ceder logo a palavra à Nádia, a coruja, para que, ao iluminar os caminhos do passado nos ajude a entender melhor o presente e, sobretudo, a transformá-lo.



Boa leitura.

Emilio Gennari

História / Política

Edições (3)

ver mais
O que é a Questão Palestina
O que é Questão Palestina

Similares

(3) ver mais
O que é Etnocentrismo
Ideologia e Propaganda na Educação
EZLN: passos de uma rebeldia

Estatísticas

Desejam5
Trocam3
Avaliações 3.5 / 15
5
ranking 27
27%
4
ranking 27
27%
3
ranking 33
33%
2
ranking 7
7%
1
ranking 7
7%

40%

60%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR