A religião do capital

A religião do capital Paul Lafargue


Compartilhe


A religião do capital





paul lafargue (1842-1911) é um escritor e militante socialista francês nascido em cuba,filho de uma família de latifundiários do caribe que se estabeleceram em bordeaux após o retorno para a frança. em 1861 se mudou para paris a fim de estudar medicina, da qual acabou expulso em 1865 por ativismo socialista. conclui seus estudos em londres, onde casa e vive com laura marx, filha do autor de o capital.

após a comuna de paris de 1871, lafargue se muda para madri, onde entra em contato com membros da internacional espanhola, de forte influência anarquista, mas se mantém na minoria marxista. de volta a londres, abre uma oficina de fotolitografia e, a partir de 1880, passa a trabalhar como editor do jornal l’ égalité, de paris, onde publica a primeira versão de seu livro mais famoso, o direito à preguiça (1883). também em 1880, funda, com jules guesde, o primeiro partido marxista, o parti ouvrier français, que existirá até 1902. em 1886, publica a sátira a religião do capital. em 1891, lafargue é eleito pelo POF o primeiro deputado socialista ao parlamento francês. em seus últimos anos, o casal laura e paul (“tooley”) passou a viver em draveil, ao sul de paris, onde cometeram suicídio, conforme haviam combinado, em 1911.

além de dialogar com a obra de karl marx e friedrich engels, os textos de lafargue fazem também conexão com o pensamento de charles darwin e antecipam Capitalismo como religião (1921) de walter benjamin. iná camargo costa destaca a análise de alguns mitos presentes nessa obra, como parte da pesquisa do autor no campo da antropologia.

“a tese materialista que subjaz a esses estudos é que, como em tudo o mais, os mitos cifram um processo histórico de milênios no qual as religiões vão se sucedendo por inúmeros processos de seleção, adaptação, depuração e apropriação, a ponto de vir a exercer funções opostas às originais”.

Economia, Finanças / História / Política

Edições (1)

ver mais
A religião do capital

Similares


Resenhas para A religião do capital (0)

ver mais
"Quem é o seu Deus? -O Capital."
on 28/12/23


"O Capital é a própria justiça; mas Sua justiça ultrapassa nosso fraco entendimento. Se o Capital fosse obrigado a conceder Sua graça àqueles que a merecem, Ele não seria mais livre, Seu poder teria limites. O Capital só pode afirmar Sua onipotência escolhendo Seus eleitos, os patrões e os capitalistas, entre os inúteis, ociosos e trapaceiros." Lafargue utiliza uma escrita satírica e ácida para traçar paralelos entre o Capital e Deus, capitalismo e religião. Ambos se sustentam sob o... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Caio Lima
cadastrou em:
25/12/2022 11:31:27
Caio Lima
editou em:
25/12/2022 11:32:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR