"A República do Silêncio"

"A República do Silêncio" Flávio Mateus dos Santos


Compartilhe


"A República do Silêncio"


Manifestações do poder local no leste de Minas Gerais (1877-1896)




A República do Silêncio é a narrativa da "República Manhuassu", proclamada pelo Coronel Serafim Tibúrcio da Costa no dia 10 de maio de 1896 e esmagada pelas tropas federais 22 dias depois, dois de junho. O episódio foi efêmero, porém o significado extrapolou as fronteiras do Município de Manhuaçu para lançar luz sobre a história do Leste Mineiro com seu passado de desmatamento em prol do café e surgimento de coronéis, na trilha do mandonismo e do clientelismo desenfreados e violentos.

A Proclamação da República do Brasil, cinco anos antes, ao trocar o primeiro escalão da Monarquia pelo segundo, a República, deixou um vazio de poder que se prolongou até 1930. O Leste de Minas, região esquecida pelas autoridades federais e estaduais, arbitrariamente traçado longe do litoral para preservar as riquezas minerais para a Metrópole, foi marcado por conflitos semelhantes ao da "República Manhuassu", desde o Caparaó, perto da Zona da Mata até o Contestado, nas bordas do Jequitinhonha. A linguagem do autor é acadêmica ao deixar aflorar as agruras na procura de "provas" para dar credibilidade ao acontecimento da "República Manhuassu", e ao silêncio estabelecido nesses anos transcorridos. A leitura enriquece.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / História do Brasil / Política

Edições (1)

ver mais
"A República do Silêncio"

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Juliano
cadastrou em:
05/12/2017 22:17:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR