php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Temporary failure in name resolution A sangue frio (Jornalismo literário) - Truman Capote
A sangue frio

A sangue frio Truman Capote


Compartilhe


A sangue frio (Jornalismo literário)





Fruto de uma intensa investigação, feita ao longo de meses, A sangue frio é um dos livros que fundaram o jornalismo literário, gênero que combina a objetividade factual e os recursos da narrativa de ficção. O clássico de Truman Capote conta a história da brutal chacina da família Clutter e dos autores do crime, executados em 1965.

O americano Truman Capote foi um escritor versátil: produziu textos de qualidade em vários gêneros (contos, peças, reportagens, adaptações para TV e roteiros para filmes). Mas sua grande obra foi o romance-reportagem A sangue frio, que conta a história da morte de toda a família Clutter, em Holcomb, Kansas, e dos autores da chacina.

Capote decidiu escrever sobre o assunto ao ler no jornal a notícia do assassinato da família, em 1959. Quase seis anos depois, em 1965, a história foi publicada em quatro partes na revista The New Yorker. Além de narrar o extermínio do fazendeiro Herbert Clutter, de sua esposa Bonnie e dos filhos Nancy e Kenyon - uma típica família americana dos anos 50, pacata e integrada à comunidade -, o livro reconstitui a trajetória dos assassinos. Perry Smith e Dick Hikcock planejaram o crime acreditando que se apropriariam de uma fortuna, mas não encontraram praticamente nada.

Perry era um sonhador. Teve criação conturbada e violenta, e achava que a vida lhe tinha dado golpes injustos. Dick, considerado o cérebro da dupla, queria apenas arrebatar o dinheiro e desaparecer. Presos e condenados, ambos morreram na forca em 1965.

Publicado no mesmo ano da execução dos assassinos, A sangue frio rapidamente se tornou um sucesso de crítica e vendas, rendendo alguns milhões de dólares ao autor. A intensa relação que Capote estabeleceu com suas fontes foi determinante para o êxito da obra. Além de passar mais de um ano na região de Holcomb, investigando e conversando com moradores, ele se aproximou dos criminosos e conquistou sua confiança. Traçou um perfil humano e eloquente dos dois "meninos", como costumava chamá-los.

Por seu estilo que combina a precisão factual com a força emotiva da criação artística - um romance de não ficção, nas palavras do próprio autor -, A sangue frio é um marco na história do jornalismo e da literatura dos Estados Unidos. Reflexão sutil sobre as ambiguidades do sistema judicial do país, o texto desvenda o lado obscuro do sonho americano.

Crime / Drama / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Romance

Edições (10)

ver mais
A Sangue Frio
A sangue frio
A Sangue Frio
A Sangue Frio

Similares

(36) ver mais
Música para Camaleões
O sol é para todos
O Jornalista e o Assassino
Capote: Uma Biografia

Resenhas para A sangue frio (234)

ver mais
Frio na medida certa
on 21/1/09


Quando soube que o livro tratava de uma história real,minha atenção desviou-se da história em si para o autor que a escreveu.Como ele poderia escrever uma história sobre um assassinato de uma família inteira sem julgar os assassinos ou santificar a família?Truman Capote conseguiu. A descrição do crime não se prende ao fato em si.As personalidades dos assassinos são descritas,analisadas,dissecadas!O mesmo é feito com os integrantes da família morta.No momento em que o crime ocorre,o le... leia mais

Vídeos A sangue frio (4)

ver mais
UM DIA NO SEBO COMIGO | VLOG TROCANDO LIVROS (BOOK UNHAUL) + BRECHÓ ???

UM DIA NO SEBO COMIGO | VLOG TROCANDO LIVROS

A sangue frio (Truman Capote) | Tatiana Feltrin

A sangue frio (Truman Capote) | Tatiana Feltr


Estatísticas

Desejam2.353
Trocam12
Avaliações 4.5 / 4.661
5
ranking 62
62%
4
ranking 28
28%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Helena
cadastrou em:
03/01/2009 18:42:26
Alê | @alexandrejjr
editou em:
08/01/2021 14:48:58