A Soberania de Deus na Salvação

A Soberania de Deus na Salvação Jonathan Edwards


Compartilhe


A Soberania de Deus na Salvação





Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer.” – Romanos 9:18.

Neste opúsculo Edwards trata de quatro aspectos importantes do seu tema. São os seguintes:

1. O que é a soberania de Deus
2. O que significa a soberania de Deus na salvação dos homens
3. Deus verdadeiramente exerce Sua soberania nesta questão
4. As razões para tal exercício

Será que temos dado a esses assuntos a atenção que eles merecem?

O Autor

Jonathan Edwards teólogo estadunidense nascido em East Windsor, Connecticut, um dos precursores da expansão missionária do protestantismo no século XIX e considerado o principal teólogo do puritanismo americano.

Filho de um pastor da Igreja Congregacional, foi criado em um lar evangélico, o que o estimulou desde pequeno a um grande fervor espiritual.

Estudou latim desde os seis anos de idade e aos 13 já era fluente também em grego e hebraico.

Na adolescência preocupou-se em observar os fenômenos da natureza com o propósito de publicar trabalhos científicos e filosóficos contra o ateísmo, mas aos 17 anos, decidiu-se pela vocação de missionário do protestantismo.

Entrou no colégio Yale, em New Haven (1716), onde se bacharelou (1720), iniciando em seguida os seus estudos teológicos nesta mesma instituição, obtendo o mestrado (1722). Em seguida, assumiu uma cadeira de professor assistente em Yale, cargo que ocupou por dois anos.

A atração pelo ministério falou mais alto e, após ser pastor de uma Igreja Presbiteriana em Nova York por um período de oito meses (1726), assumiu o posto de segundo pastor na Igreja de Northampton, Massachussetts (1727), igreja esta que era pastoreada por seu avô Solomon Stoddard (1643-1729).

Um dos principais responsáveis pelo renascimento do movimento religioso conhecido como Great Awakening, ou Grande Despertar, exerceu seu ministério durante 27 anos, a maior parte dos quais em Northampton.

O rigor de sua doutrina desagradava aos paroquianos e ele foi obrigado a retirar-se para Stockbridge (1750), Massachusetts, onde pregou para os índios e morreu em Princeton, Nova Jersey.

Entre vários outros ensaios religiosos destacaram-se Freedom of Will (1754), em que defendeu o dogma calvinista da predestinação, e Original Sin (1758).

Edições (1)

ver mais
A Soberania de Deus na Salvação

Similares


Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 15
5
ranking 57
57%
4
ranking 36
36%
3
ranking 0
0%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

61%

39%

Alberto M de Oliveira
cadastrou em:
25/06/2010 14:11:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR