A teatralidade do Humano

A teatralidade do Humano Ana Lúcia Pardo


Compartilhe


A teatralidade do Humano





As possibilidades de o homem representar múltiplos papéis nos mais variados campos sociais constituem-se em um dos principais objetos da investigação de A teatralidade do humano, lançamento das Edições SESC SP em parceria com o Oi Futuro. Originada a partir do ciclo cultural homônimo, realizado de setembro de 2006 a fevereiro de 2007 no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, a obra reúne 50 autores, entre eles, nomes de destaque como Augusto Boal, Antônio Abujamra, Denise Stoklos, Fátima Saadi, Heloisa Buarque de Hollanda, João Falcão, Marcos Prado, Vera Holtz e Zé Celso Martinez Corrêa.
“Que espaços ocupam no mundo os diferentes atores da sociedade? O que revelam e ocultam? O que afirmam ou negam? Como isso se reflete na cena contemporânea e nos coletivos de criação?” são algumas das questões levantadas pela organizadora Ana Lúcia Pardo, atriz, jornalista e gestora cultural que compilou as pesquisas e criações desta obra – uma convergência entre os campos da arte, da comunicação e da análise social.
Os temas são tratados de maneira instigante e provocativa em capítulos que relacionam o papel do teatro e das artes com a imagem no decorrer do século XX e início do século XXI, a movimentação urbana, a história de formação do povo brasileiro e a espetacularização em centros contemporâneos. O resultado é um registro de imagens, pensamentos e frases que foram originadas não somente das discussões, mas também nos bastidores e camarins daquele ciclo.
Despertando discussões acerca das teatralidades presentes no cotidiano, a obra investiga as possibilidades do homem de representar papéis tanto no teatro quanto na sociedade e na política. “Reflexões, debates, intervenções artísticas, projeções, monólogos e a encenação de um espetáculo versaram sobre a infinita capacidade de homens e mulheres de teatralizar, reinventar e representar múltiplos papéis, em meio à complexidade do mundo de hoje”, relembra a diretora do Instituto Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves, referindo-se aos debates do ciclo que agora são traduzidos em textos. Para o Diretor Regional do SESC SP, Danilo Santos de Miranda, esta leitura “é crucial para construirmos um entendimento maior de questões cuja amplitude excede o fazer artístico: trata-se de avançar na compreensão sobre a complexidade do propósito humano, de refletir sobre suas múltiplas implicações”.

Sobre a organizadora – Ana Lúcia Pardo é gestora de cultura, jornalista, atriz, pesquisadora e produtora. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), integrou a Companhia de Teatro F. Privilegiados e a Cia Ensaio Aberto, trabalhou na Funarte, na Fundação Biblioteca Nacional, foi Ouvidora do Ministério da Cultura e atualmente é Coordenadora de Políticas Culturais do MinC na Representação Regional do Rio de Janeiro e Espírito Sanrto. Foi curadora e coordenadora do ciclo A Teatralidade do Humano 2006, 2007 e 2010.
As publicações das Edições SESC SP podem ser adquiridas em todas as unidades SESC SP (capital e interior),
nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.


Didáticos / Técnico / Artes / Jovem adulto / Pedagogia / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
A teatralidade do Humano

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Pluricom
cadastrou em:
04/11/2011 13:43:34
Jorge Eduardo Teixeira
editou em:
19/08/2015 11:38:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR