A Tecnoutopia do Software Livre

A Tecnoutopia do Software Livre Aracele Lima Torres


Compartilhe


A Tecnoutopia do Software Livre


Uma história do projeto técnico e político do GNU




Ao longo dos períodos históricos a tecnologia sempre desempenhou um papel importante na formulação de demandas sociais. Os indivíduos continuamente depositam nelas suas expectativas e desejos para a construção de uma realidade diferente. O mesmo tem acontecido hoje com as tecnologias digitais, nas quais muitos grupos projetam suas utopias, ou “tecnoutopias”, como gostamos de chamar. O projeto social do software livre, criado nos anos 1980 por Richard Stallman, é um bom exemplo de uma tecnoutopia moderna, na medida em que propõe uma sociedade mais justa a partir do uso de uma ferramenta tecnológica que é o software.

Essa utopia do software livre possui pelo menos três características básicas: é informada por uma utopia maior e mais antiga, que é a do conhecimento livre. A pauta do conhecimento livre foi retomada e ganhou um novo fôlego e uma nova roupagem com o surgimento das tecnologias digitais; pode ser caracterizada como uma nova alternativa política dentro do contexto de crise política e ideológica em que vivemos. Tem sido adotada por vários grupos de esquerda em substituição à causas antigas ou “perdidas” do século passado; e seu discurso, baseado na defesa de valores historicamente mobilizadores, permite uma apropriação não só da esquerda desiludida, mas da direita que aposta no novo fôlego que o neoliberalismo ganhou com as tecnologias da informação.

História / Informática e Tecnologia / Política

Edições (1)

ver mais
A Tecnoutopia do Software Livre

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Viccthor | @mathvictor
cadastrou em:
27/05/2019 23:21:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR