A Teologia Mística

A Teologia Mística Dionísio Pseudo-Areopagita


Compartilhe


A Teologia Mística


Tratado Clássico do Século VI




Além da elucidação das nove Hierarquias Angélicas – apresentada na obra A Hierarquia Celeste publicada recentemente no Brasil pela Polar Editorial -, uma das mais importantes contribuições de Dionísio foi a sua definição dos três polos ou vias da teologia: a Teologia Afirmativa, a Teologia Negativa e a Teologia Simbólica, e do centro ou da meta das três: a Teologia Mística. A Teologia Afirmativa é a via do pensamento na qual se afirma o que Deus é em seus atributos ou nomes; a Teologia Negativa é a via na qual se nega tudo o que põe limites à natureza divina; e a Teologia Simbólica, mediadora das duas primeiras, é aquela na qual se utilizam figuras, imagens ou símbolos, que são propostos apenas como representações dos mistérios divinos e da natureza divina. Segundo ele, essas três vias do pensamento para se chegar ao conhecimento de Deus devem ser articuladas para permitir que se chegue à Teologia Mística, que é a experiência direta da União com Deus, para além de toda afirmação, de toda negação e de toda representação.
Embora Dionísio faça referência às quatro em todos os seus tratados, apresentou de maneira aprofundada a via Afirmativa no tratado Os Nomes Divinos; a via Simbólica, no tratado A Hierarquia Celeste; e a via Negativa e a via Mística, no tratado que acaba de ser publicado pela Polar Editorial: A Teologia Mística.

Filosofia / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
A Teologia Mística

Similares


Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 9
5
ranking 67
67%
4
ranking 11
11%
3
ranking 22
22%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

68%

33%

thiagosimoes
cadastrou em:
06/02/2016 09:26:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR