A Transfiguração do Político

A Transfiguração do Político Michel Maffesoli


Compartilhe


A Transfiguração do Político


A Tribalização do Mundo




Os anos passam e este livro fica cada vez mais atual. Neste Brasil do começo do século XXI, atolado em escândalos de corrupção e na crise das utopias da esquerda, Michel Maffesoli aparece como um oráculo que enfrentou os lugares-comuns da modernidade em busca de pistas interpretativas para a compreensão dos fenômenos sociais.



A Transfiguração do Político é um libelo contra todos os tipos de poder, inventário implacável dos descaminhos da libido dominandi. Ensaio libertário, denuncia as estratégias milenares das estruturas de poder para conter a explosão dos sentidos e reproduzir-se em benefício próprio.



Fora do cartesianismo da relação otimismo/ pessimismo, Michel Maffesoli descreve com paixão os caminhos encontrados pelos indivíduos e pelas massas no cotidiano para resistir ao horror do poder. O sociólogo do cotidiano demonstra como a Razão na modernidade foi transformada em instrumento de controle, expulsando e condenando todas as manifestações não-racionais, afetivas, da ordem do inútil, a cultura do sentimento. Maffesoli mostra que o homem, ser simbólico, não pode ser reduzido à lógica do utilitário, nem ter amputada a sua dimensão mágica, poética, sonhadora. Manifesto em defesa da vida, da arte, da liberdade, do estar-junto e do "supérfluo necessário", A Transfiguração do político desmonta os projetos futuristas empenhados em oferecer à sociedade grandes ideais, as utopias clássicas que desabaram.



Juremir Machado

Edições (1)

ver mais
A Transfiguração do Político

Similares


Resenhas para A Transfiguração do Político (1)

ver mais
A transfiguração do político
on 19/7/11


Num de seus livros mais atuais, Maffesoli fala-nos sobre a transfiguração do político e de todos os aspectos que envolve o estar-junto. O autor, explana sobre essa transfiguração, e também sobre nossa passagem da modernidade para a pós-modernidade. O autor ressalta incansavelmente o fim do individualismo. Este sai de cena e dá lugar à tribalização. Para o autor (2005, p. 14) “o indivíduo não é mais uma entidade estável promovida de identidade intangível e capaz de fazer sua própria ... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 29
29%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%

josemaruri
cadastrou em:
05/04/2009 19:46:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR