A Travessia da Terra Vermelha

A Travessia da Terra Vermelha Lucius de Mello


Compartilhe


A Travessia da Terra Vermelha


Uma Saga dos Refugiados Judeus no Brasil




A Travessia da Terra Vermelha – Uma saga dos refugiados judeus no Brasil conta a saga das famílias alemãs, judias e cristãs, que fundaram a cidade de Rolândia. Para escrever o romance o autor ouviu, praticamente, todos os descendentes diretos dos pioneiros no Brasil e na Alemanha.



Naquela época a região de Rolândia era uma verdadeira selva. Fugindo da perseguição nazista, os refugiados judeus atravessaram o oceano Atlântico, embarcaram no trem até o Paraná e acabaram encontrando alemães nazistas em plena floresta, no interior do Brasil. O livro mostra fotos das festas que os nazistas realizavam para comemorar o aniversário de Hitler, o contraste entre as bandeiras nazistas e o verde das florestas brasileiras.



Entre os refugiados judeus estavam médicos, físicos, botânicos, artistas, advogados, juristas, professores universitários que foram obrigados a deixar a vida confortável que levavam na Alemanha para plantar mandioca e cuidar de porcos no Brasil.



Ajudados por um ex-deputado do partido católico alemão, pouco antes de Hitler começar a matança dos judeus, eles conseguiram retirar parte do dinheiro que tinham e comprar terras no Brasil. Esse ex-deputado católico também morou no mesmo refúgio com a família.



O livro conta as dificuldades que essa gente teve que enfrentar no meio do mato, as doenças, os insetos, os bichos, o preconceito, a falta de socorro médico, a saudade dos amigos e parentes que não conseguiram fugir e morreram nos campos de concentração. Esse povo acompanhava as notícias da guerra por um único rádio que a polícia política só permitiu que ficasse na colônia porque pertencia a um imigrante polonês.



A Travessia da Terra Vermelha – Uma saga dos refugiados judeus no Brasil é resultado de 4 anos de pesquisa. Durante esse período, Lucius de Mello recolheu diários, anotações, fotografias, cartas, documentos e gravou dezenas de entrevistas. Parte desse material também ilustra o romance que tem apresentação da professora doutora em História da Universidade de São Paulo – Maria Luíza Tucci Carneiro, pesquisadora do LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação ligados ao Departamento de História da Universidade de São Paulo. Sobre o autor ela diz: ‘Com artimanhas de escritor experiente, mescla ficção e realidade recuperando o cheiro da terra, o aroma dos chás prussianos requentados em terras brasileiras, as mágoas e as paixões secretas até então silenciadas. É na trama destes interesses velados que os preconceitos ganham forma e a coletividade deixa saber exatamente quem ela é.

Edições (1)

ver mais
A Travessia da Terra Vermelha

Similares


Resenhas para A Travessia da Terra Vermelha (2)

ver mais
on 24/10/10


Um bom registro histórico da época da segunda guerra mundial no Brasil. Narra a história das familias alemãs que se instalaram no Paraná nesse período e conviveram com as rígidas condições impostas por Getúlio Vargas aos imigrantes do eixo (Alemanha, Itália e Japão). Se houve algo que não apreciei foi a soberba de alguns que, mesmo em condições adversas, permaneceram se acreditando a "nata" da cultura, numa pose indecorosa de "cuspir no prato onde comem". Em contrapartida, também não a... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam2
Avaliações 3.8 / 15
5
ranking 33
33%
4
ranking 20
20%
3
ranking 47
47%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Sergio
cadastrou em:
21/09/2009 11:03:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR