A unidade do intelecto contra os averroístas

A unidade do intelecto contra os averroístas Dr. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento
Santo Tomás de Aquino


Compartilhe


A unidade do intelecto contra os averroístas (Textos Filosóficos #45)


Edição Bilïngue




Em cinco capítulos, São Tomás de Aquino refuta a interpretação que os averroístas propuseram do tratado de Aristóteles intitulado «De Anima». Neste tratado, Aristóteles designava por «intelecto potencial» (ou «possível») a faculdade de adquirir formas inteligíveis novas a partir da experiência sensível. Ora, Averrois via no intelecto potencial uma realidade única para todos os homens e, portanto, radicalmente separada das almas individuais.
Considerando esta interpretação incompatível com a doutrina cristã da imortalidade da alma individual, São Tomás de Aquino afirma aqui a identidade do intelecto e da alma, a qual deve ser compreendida, em conformidade com o que indica Aristóteles, como acto e forma do corpo. Assim, o intelecto é próprio de cada um e, mesmo se está intimamente ligado ao corpo, sobrevive-lhe eternamente, devido à sua natureza supracorporal.
Este tratado, de carácter nitidamente político, teve a sua importância no largo debate sobre a definição da alma e das suas relações com o corpo, que agitaria a segunda metade do século XIII.

Filosofia

Edições (2)

ver mais
A unidade do intelecto contra os averroístas
A unidade do intelecto, contra os averroístas

Similares


Resenhas para A unidade do intelecto contra os averroístas (2)

ver mais
O Intelecto
on 18/4/23


O conhecimento do intelecto comparando a visão de Aristóteles com Averróis. Tomado como ente único unido ao ser ou separado deste, leva o grande doutor da igreja católica, São Tomás nos mergulhar nos conhecimentos soa escritos metafísicos de Platão e Aristóteles.... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

66%

34%

Raphael R. Almeida
cadastrou em:
16/08/2023 12:36:33
Raphael R. Almeida
editou em:
16/08/2023 12:36:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR