A unidade por trás das contradições

A unidade por trás das contradições Hermann Hesse


Compartilhe


A unidade por trás das contradições


Religiões e mitos




Através do cristianismo, do hinduísmo e do zen, Hermann Hesse, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, apresenta em A unidade por trás das contradições sua concepção de religião em uma série de ensaios, poemas e cartas. A austeridade da família de pastores protestantes levou Hermann Hesse a questionar, desde cedo, a religião. Dividido entre a expressão artística, a espiritualidade e a experiência burguesa, foi fortemente influenciado, ainda, pela psicanálise. A diversidade de ideias e conceitos o levou a uma viagem de autodescoberta através da literatura, que pode ser vista em livros como Sidarta e O Lobo da Estepe, mas que encontra sua maior expressão na seleção de textos de A unidade por trás das contradições: religiões e mitos.

Nesse livro, Hesse reúne as observações sobre as formas humanas de devoção. Ele disseca o que há de comum em todas as crenças, aquilo que se encontra acima das diferenças nacionais ou culturais e que pode fazer parte da fé de qualquer indivíduo e de qualquer raça. São impressões e imagens das mais remotas religiões e mitos da humanidade, dos antigos egípcios, de chineses, de budistas, de cristãos, de muçulmanos ou das modernas formas de ideologias religiosas.

O conceito de graça está fortemente presente. A partir da ideia do mundo como um todo, uma unidade divina à qual devemos estar conectados para alcançar a felicidade, nos deparamos com a possibilidade de, por trás de todo erro, apesar de toda falha, nos desconectarmos do ego.

A vida só adquire significado quando se deixa para trás uma busca ingênua pelo prazer egoístico e se atribui a ela uma servidão ― a uma religião, a uma filosofia ―, pois, como afirma Hermann Hesse, é nesta servidão que brota seu sentido. Ao encontrar esse sentido, encontra-se a unidade por trás de tudo que existe. Afinal, “a humanidade, embora ainda dividida em raças e culturas estranhas e hostis entre si, é uma só e possui possibilidades, ideais e objetivos comuns”.

Ensaios / Literatura Estrangeira / Poemas, poesias / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
A unidade por trás das contradições

Similares

(8) ver mais
Demian
Com a maturidade fica-se mais jovem
O lobo da estepe
O jogo das contas de vidro

Resenhas para A unidade por trás das contradições (1)

ver mais
Religiões e mitos na perspectiva de Hesse
on 16/11/22


Cada vez que leio Herman Hesse sinto que estou conversando com um amigo. Sua escrita é sincera e direta, mas que não abandona as lindas passagens presentes em cada parágrafo. Você pode discordar ou não da opinião do autor, o objetivo é apenas a reflexão, a qual mais uma vez nos faz crescer e enxergar o mundo de outro modo.... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 15
5
ranking 33
33%
4
ranking 60
60%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Jenifer
cadastrou em:
25/01/2022 19:47:27
Jenifer
editou em:
25/01/2022 19:47:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR