A utopia brasileira e os movimentos negros

A utopia brasileira e os movimentos negros Antonio Risério


Compartilhe


A utopia brasileira e os movimentos negros





Avesso ao academicismo e alheio ao politicamente correto, o poeta, sociólogo e ensaísta Antonio Risério aborda neste livro atualíssimo o sempre controverso debate sobre a questão racial brasileira. Mobilizando noções de História, Política, Linguística, Sociologia, Semiótica, Estética e Antropologia com rara e poderosa intuição, o autor examina sob diferentes ângulos os mais variados aspectos relacionados ao tema, como as enormes diferenças da questão racial no Brasil e nos Estados Unidos; a influência africana em nossa história e cultura, da língua à literatura, da culinária ao urbanismo, da religião à música e ao cinema; a mestiçagem e o sincretismo como traço e valor do modo de ser brasileiro, e os movimentos negros na história do Brasil, desde a luta contra a escravidão até os atuais debates sobre cotas e ações afirmativas.

Livro escrito não para os especialistas - embora com eles também dialogue - mas para um público amplo, A utopia brasileira e os movimentos negros desloca os problemas de seus nichos habituais e revela perspectivas insuspeitadas para a compreensão da realidade brasileira.

"Há livros que clamam por ser escritos. A utopia brasileira e os movimentos negros chega em boa hora e veio para ficar." (Eduardo Giannetti)

Comunicação / Não-ficção / Sociologia

Edições (1)

ver mais
A utopia brasileira e os movimentos negros

Similares

(3) ver mais
O Atlântico negro
A Inconstância da Alma Selvagem
Mulher, casa e cidade

Resenhas para A utopia brasileira e os movimentos negros (2)

ver mais
on 22/1/16


O título do livro me fez acreditar que autor se ocuparia apenas da crítica de como o movimento negro no brasil se organizou no passado e se organiza no presente diante da Utopia Brasileira - no caso, a democracia racial -, mas não é só isso. Na verdade esse livro é uma coleção de ensaios (16 no total) transformados em capítulos cada um deles. Apesar de serem separados, se conversam muito bem. Os quatro primeiros capítulos vão fazer uma crítica a um dos pilares, segundo ele, do discu... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 3.3 / 6
5
ranking 17
17%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 17
17%

43%

57%

leodavino
cadastrou em:
13/03/2009 15:15:00
Alê | @alexandrejjr
editou em:
25/04/2022 08:32:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR