A vida antes do homem

A vida antes do homem Margaret Atwood


Compartilhe


A vida antes do homem





Escrito em 1979, A vida antes do homem, da canadense Margaret Atwood, chega ao mercado brasileiro com nova tradução e cuidadosa reedição da Rocco. No quarto romance da premiada autora, Elizabeth e Nate são o casal de protagonistas que lutam para preservar o decadente casamento e manter a sufocante rotina conjugal. É neste pano de fundo que se forma o triângulo amoroso com Lesje, jovem mulher que trabalha no Museu de História Natural e para quem os dinossauros são mais importantes que qualquer ser humano.

Casados há uma década, Nate e Elizabeth vivem aprisionados ao instante e resumem-se a atender às necessidades do momento e sobreviver às frustrações do que prometia romper o repetitivo: os amores, a carne, a ilusão do prazer duradouro, a paixão que dura até o primeiro dilaceramento. A crise no relacionamento é acentuada pelo suicídio de Chris, amante de Elizabeth, e o posterior envolvimento de Nate com Lesje. Pouco a pouco, Margaret Atwood revela ao leitor as peculiaridades do relacionamento, aparentemente liberal mas repleto de conservadorismo, do casal de protagonistas.

As relações entre Nate, Elizabeth e Lesje também são marcadas pelas histórias particulares de suas famílias, por seus traumas e memórias. Sem psicologismo, a autora constrói uma narrativa detalhista, com personagens bem construídos, que se tornam íntimos e cúmplices do leitor.

Cada personagem lida, a todo instante, com a dificuldade para desatar velhos e estáveis laços e se tornar livre para construir novos vínculos, fugidios e imprecisos. Com maestria, Margaret Atwood consegue se distanciar moralmente dos personagens e, ao mesmo tempo, mergulhar em suas particularidades e idiossincrasias.

Amor, família, casamento, solidão, sexo, morte e traição são os fios condutores do romance. A autora trata com profundidade desses temas tão complexos e, ao mesmo tempo, tão corriqueiros. Mais do que um romance sobre a relação entre os três personagens, Margaret Atwood consegue traçar com riqueza de nuances três diferentes perfis e os conflitos gerados entre eles.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
A vida antes do homem
A Vida Antes do Homem

Similares


Resenhas para A vida antes do homem (1)

ver mais
Republicando aqui algo que escrevi no meu blog http://eusouocritico.wordpress.com/
on 13/6/10


Nunca tinha lido nada da Margaret Atwood. Uma vez, muito tempo já faz, eu li uma referência elogiosa (“quer casar comigo?” ou algo do tipo) em uma tirinha do Laerte. Fiquei com o nome e a boa impressão na cabeça, afinal o Laerte, como cartunista canonizado não faria uma referência explícita a qualquer um. Então o acaso a trouxe para perto de mim: um dia, enquanto me dirigia à estante de literatura nacional na (nova e ótima) Biblioteca São Paulo, um livro dela apareceu na minha frente:... leia mais

Estatísticas

Desejam52
Trocam1
Avaliações 3.6 / 32
5
ranking 19
19%
4
ranking 41
41%
3
ranking 31
31%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

15%

85%

_mlas_
cadastrou em:
11/01/2009 13:04:02
Jenifer
editou em:
03/05/2020 00:15:06