A vida clara

A vida clara Michel Lahud


Compartilhe


A vida clara


Linguagens e realidade segundo Pasolini




"De fato, mal uma pessoa morre, e já se efetua, de sua vida apenas concluída, uma rápida síntese. Caem no nada milhões de atos, expressões, sons, vozes, palavras, e apenas algumas dezenas ou centenas delas sobrevivem. Um número enorme de frases que disse em todas as manhãs, tardes e noites de sua vida caem num abismo infinito e silencioso. Mas algumas dessas frases resistem, como que por milagre, inscrevem-se na memória como epígrafes, ficam suspensas na luz de uma manhã, na doce escuridão de uma noite. A mulher e os amigos choram ao recordá-las. Num filme, são essas frases que restam."
(Pier Paolo Pasolini).


A propósito deste trabalho de Michel Lahud, Bento Prado Jr. escreve:
"Colocando-nos no coração do pensamento e da vida de Pasolini, este ensaio não perde seu poder de análise e é capaz (além da compreensão simpática do autor escolhido) de situá-lo objetivamente na circunstância italiana. Ou seja, é capaz de diferenciar a empresa de Pasolini de empresas aparentemente tão próximas, como as de Marcuse e de Foucault, através da referência à peculiaridade da experiência italiana. Peculiaridade da experiência italiana tanto mais interessante para o leitor brasileiro quanto ela seria justamente, segundo Pasolini, aquela '... que viverão os países do Terceiro Mundo daqui a alguns anos'."

Edições (1)

ver mais
A vida clara

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 33
33%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Jenifer
cadastrou em:
29/07/2009 18:52:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR