A vida secreta dos números

A vida secreta dos números George G. Szpiro




A vida secreta dos números


50 deliciosas crônicas sobre como trabalham e pensam os matemáticos




Numa série de pequenos ensaios, George G. Szpiro inventa o "jornalismo matemático". A vida secreta dos números, finalista do Prêmio Descartes para Pesquisa e Divulgação Científica, da Comissão Européia, prova que fórmulas e equações aparentemente ininteligíveis podem ser transformadas em deliciosas sentenças e divertidas anedotas, mostrando como a matemática é capaz de afetar quase todos os aspectos da vida - do direito à geografia, das eleições à botânica - e ensina como essa ciência, tão temida nas salas de aula, pode ser apreciada por todos nós.

"Imagine se seu advogado dissesse não saber ortografia, se seu dentista orgulhosamente declarasse não falar qualquer língua estrangeira, se o gerente do seu banco admitisse, com alegria, sempre confundir Voltaire com Molière. Com muita razão, essas pessoas seriam consideradas ignorantes. O mesmo não se passa com a matemática. Qualquer deficiência neste ramo do conhecimento é aceita com compreensão por todos", afirma Szpiro. Sua idéia é, com este livro, livrar a matemática do rótulo de "ciência inatingível" e abrir os olhos do leitor para os prazeres cotidianos que ela pode proporcionar a qualquer pessoa.

Dividido em várias partes, o livro aborda curiosidades históricas interessantes e pouco conhecidas, apresenta os grandiosos praticantes da matemática ao longo dos tempos, retrata algumas das mais importantes conjecturas não resolvidas e descreve problemas e enigmas já solucionados. Relatos reveladores sobre a vida de matemáticos consagrados, como Daniel Bernoulli, John von Neumann e Niels Henrik Abel, são agradavelmente combinados com a exploração de códigos bíblicos, Tetris, a previsão do fim do mundo feita por Isaac Newton e a teoria dos jogos.

A revista Seed publicou que "combinando anedotas encantadoras com enigmas, A vida secreta dos números transforma problemas matemáticos em mistérios históricos. É como O código Da Vinci, mas exato, preciso." Os textos de George G. Szpiro são, ao mesmo tempo, uma diversão e uma revelação.

Edições (1)

ver mais
A vida secreta dos números

Similares

(1) ver mais
O Último Teorema de Fermat

Estatísticas

Desejam11
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 30
5
ranking 27
27%
4
ranking 27
27%
3
ranking 40
40%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

69%

31%

J. Vitor
cadastrou em:
06/06/2009 14:54:23