Abóboras ao Vento engloba os conceitos de publicidade, traçando o caminho do Brieffing até a veiculação da campanha. Foi inspirado na mesma expressão de origem incerta. A expressão: “Abóboras ao Vento” se refere aos comerciais bem produzidos, mas que não foram bem planejados se tornando ineficazes. Valorizam mais a beleza e produção do que a mensagem, prejudicando a fixação da marca ou produto. Ao longo da narrativa, o autor relata suas experiências como um profissional da área de atendimento. Apesar de relatar experiências pessoais, não se trata de um livro autobiográfico. O autor faz uma explanação geral sobre o funcionamento de uma agência de Publicidade. Discorre desde a fase de atendimento, passa pela criação do anúncio, o planejamento, a mídia e vai até a veiculação final da campanha. Evandro Barreto também conta sua experiência como produtor do show de rock: Rock in Rio. Em sua narrativa, Evandro Barreto aborda os seguintes aspectos da propaganda: a propaganda como profissão, como negócio, como técnica e como manifestação criativa.