Sustentabilidade ambiental e negócios aparentemente andam em lados opostos. Isso é o que pensam muitos empresários e empreendedores que argumentam que se há investimentos em aspectos ambientais, a empresa terá maiores gastos e, consequentemente, menores lucros. Mas, será que isso é verdade? Onde se insere a questão ambiental nas organizações? É possível fazer com que a sustentabilidade ambiental se transforme em importante aliado na estratégia das organizações? Embora responder a essas questões seja algo bem complexo, o propósito deste livro é justamente este: discorrer sobre sustentabilidade ambiental usando a “linguagem” do administrador, do empresário, do acionista e do empreendedor, sem cair nos argumentos radicais de quem é a favor do meio ambiente, nem no ceticismo daqueles que acreditam que sustentabilidade é apenas uma “moda”, uma forma de “lavagem verde” por parte das organizações. Nesse contexto, se a “sustentabilidade ambiental é um caminho sem volta nas organizações” é preciso saber como, de fato, inseri-la no cotidiano da empresa. A organização deve promover a geração de valor sustentável que seja reconhecido pelos seus clientes e demais stakeholders (partes interessadas) e que se insiram nas estratégias gerais dela. Apresentar essas respostas de forma didática, sem os extremismos listados anteriormente, realmente é um desafio. Ser ousado nessas respostas talvez tenha sido possível devido à formação profissional e acadêmica do autor: de um lado, formação em Administração e experiência profissional em empresas; e de outro lado, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de meio ambiente. Adicionalmente, a experiência em docência nas áreas de Administração e Gestão Ambiental também foi fundamental, além de diversas publicações em revistas científicas e livros sobre sustentabilidade ambiental nas organizações.
Administração / Negócios e Empreendedorismo